10/08/2015
Tamanho
 

Um agosto de reflexão e ensinamentos
Por João Fernando Coutinho

Sérgio Francês/Lid. PSB   
 

Agosto. Período que, por si só, durante toda a minha existência, foi de refletir, fazer uma retrospectiva e renovar o ciclo da vida, por ser o mês do meu aniversário. Também na perspectiva da atividade e do ambiente ao qual dedico meu trabalho, é uma época de reflexão por marcar o mês da morte de destacados lideres na história do Brasil a exemplo de Getúlio Vargas (21/08/54) e Miguel Arraes (13/08/05).

Para os pernambucanos porém, agosto tem agora mais um forte registro em nossa memória. É um mês que marca a trajetória de vida de Eduardo Campos, nosso saudoso líder. Não apenas por celebrar o seu aniversário – que seria de 50 anos neste dia 10 -, mas também por nos lembrar que, há um ano, não temos mais sua presença física entre nós.

Agosto continua sendo um mês que nos enseja muita reflexão. E neste agosto especificamente, essa reflexão ocorre não apenas pelo seguir dos ciclos da vida ou pelo desaparecimento do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência do Brasil, mas, principalmente, pela junção disso tudo com o atual momento que estamos vivendo política e economicamente. Impossível não rememorar as ideias de Eduardo diante do quadro atual de instabilidade do País. Eduardo, homem público sensível, corajoso e determinado; pai de família dedicado, amoroso e presente. Líder que conseguiu, como poucos, conciliar a vida pública com a vida privada, a capacidade de gestão com a habilidade política, em especial de articulação.

Nunca teremos como saber se a realidade seria diferente com ele aqui, mas com toda certeza, teríamos uma esperança a mais. Eduardo plantou em nós essa semente da mudança, o desejo que tivéssemos uma outra realidade: a de um País melhor. Sigamos, então, regando essa semente, fazendo-a florescer dia a dia o espírito de luta e crença em nosso povo que Eduardo tanto nos inspirava. Não desistir é buscar caminhos para uma sociedade mais justa, é, enquanto homens públicos, honrarmos com a confiança depositada em nós por cada cidadão, trabalhando com afinco e incansavelmente pelo bem comum.

E, sim, seguiremos acreditando no País, seguiremos atuando para que o filho do pobre e do rico possam estudar na mesma escola; lutando para que o estado seja colocado a serviço da sociedade; respeitando as diferenças e harmonizando os contrários; juntando-nos para fazer a obra coletiva que é o País voltar a acreditar em si mesmo. Afinal, como muito bem disse Eduardo, “não vamos desistir do Brasil. É aqui onde vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa”.

* João Fernando Coutinho é deputado federal pelo PSB-PE

 
 
 
05/03/2020 - Podcast da Rádio 40
Os Desafios do País em 2020 (20'59")
07/02/2020 - Rádio PSB 40
Lídice elenca desafios da CPMI das Fake News e pede prorrogação dos trabalhos (3'00")
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.