Bira do Pindaré cobra compra da primeira vacina com registro definitivo aprovado no Brasil

O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) lamenta a falta de vacinas do Laboratório Pfizer no Brasil. Nesta terça-feira (23) a Anvisa aprovou o registro definitivo da vacina da Pfizer/Biontech contra a Covid-19. É a primeira aprovação desta natureza no país em relação a imunizantes da Covid-19, no entanto, o laboratório não assinou contrato de venda com o Ministério da Saúde, apesar da oferta ao governo, e o Brasil não tem doses para aplicar nos brasileiros. “O Brasil está pagando caro e com vidas humanas em razão dos erros e irresponsabilidades do Governo Bolsonaro em relação a pandemia”, afirma Bira.


A pandemia do coronavírus assola o país desde março do ano passado, de lá para cá, o presidente Bolsonaro negou a gravidade da doença, estimulou as aglomerações, indicou remédios sem eficácia comprovada e demorou na negociação para obter vacinas a toda a população. De acordo com o deputado Bira, irresponsabilidade e falta de empatia são marcas profundas do governo. “É um governo antipovo. Estamos falando de vidas humanas e estamos chegando a 250 mil mortos. Isso decorre da posição genocida que não tem compromisso com os interesses da população”, afirma.


O socialista critica ainda a PEC Emergencial que está na pauta do Senado esta semana e que, de acordo com o relatório, extingue o piso para gastos com saúde e educação previstos na Constituição. “Não se contentam em estabelecer teto de gastos, agora querem acabar com o piso e deixarem governadores e prefeitos aplicarem o quanto quiserem. Se hoje faltam recursos na educação e na saúde, sobretudo nessa pandemia, imagina se não tiver o mínimo constitucional para aplicarem os recursos mínimos. É muito grave o que estamos vivendo e precisamos reagir”, completa.