Denis Bezerra questiona Ministério da Saúde pela demora na compra de seringas

O deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE) quer saber por que o Ministério da Saúde ignorou parecer interno que recomendava a compra de seringas por frete mais rápido. Neste sentido, o parlamentar apresentou Requerimento de Informação para que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, repasse as informações necessárias.

Bezerra se baseia em matéria veiculada nesta quinta-feira (14) pelo jornal O Globo, que diz que a Pasta ignorou as recomendações feitas pelo Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, para que as compras de seringas fossem feitas com entrega por frete aéreo para garantir insumos suficientes a tempo para o Brasil. A aquisição desses produtos era negociada com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Para o socialista, o alto escalão do Ministério da Saúde prova, mais uma vez, sua incompetência e arrogância ao ignorar um documento técnico que garantia cerca de 20 milhões de seringas ainda no ano passado. “Ao invés disso, adquiriu 1,9 milhão de seringas com chegada prevista para 25 de janeiro”, critica.

Enquanto isso, países como Inglaterra, Itália e França iniciaram a vacinação, assim como Kuwait e Omã. “O governo Bolsonaro parece seguir o objetivo de postergar ao máximo a imunização em massa. É importante lembrar que a eficácia do programa de vacinação está diretamente atrelada à recuperação econômica em nosso país.”