A deputado Alessandro Molon nasceu em Belo Horizonte, mas foi criado no Rio de Janeiro. Advogado e processor da PUC-RJ, Molon teve seu primeiro mandato eletivo em 2002, como deputado estadual pelo Rio de Janeiro, e foi reeleito em 2006. No estado ficou conhecido pela sua defesa aos direitos humanos e pela fiscalização do Executivo.
Para Câmara dos Deputados, Molon foi eleito pela primeira vez em 2010. Na Casa o socialista foi idealizador da proposta que serviu de inspiração para a lei que destinou mais R$ 200 bilhões para a educação, com o Fundo Social do Pré-Sal. Outras conquistas do deputado, foram o Marco Civil da Internet e o fim do voto secreto no Congresso em casos de cassação.
Em 2017, o júri do Prêmio Congresso em Foco, o mais importante da política brasileira, coroou a atuação de Alessandro Molon, escolhido o Melhor Deputado Federal do Brasil, por sua atuação na defesa dos direitos da população brasileira, contra retrocessos e abusos. Agora o deputado está em sua terceira legislatura na Casa.