Eleição para novo presidente da Câmara será presencial

Os partidos que compõem a Câmara dos Deputados escolhem nesta segunda-feira (01) o novo presidente da Casa e os novos membros da Mesa Diretora que vai conduzir os trabalhos no biênio 2021-2022. O processo eleitoral secreto será realizado a partir das 19h de forma presencial, em cabines de votação espalhadas pelo Plenário e salões Verde e Nobre.

Líderes da oposição firmam apoio ao candidato Baleia Rossi para presidência da Câmara.

A liderança do PSB está acompanhando todas as movimentações para formação de blocos e o registro das candidaturas, além da sessão que terá início às 19h para a escolha dos integrantes da Mesa Diretora.

O líder do PSB, deputado Alessandro Molon (RJ), reforça o apoio da maioria dos partidos de oposição à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB) para barrar as intenções do presidente Jair Bolsonaro em controlar a pauta da Câmara dos Deputados por meio do candidato governista Arthur Lira (PP-AL).

Hoje a Câmara dos Deputados vai decidir se permitirá que Bolsonaro a controle ou se fará seu papel de defender a democracia. É dia de mostrar que não está à venda. Garanto a vocês: vou lutar contra o candidato à presidência de Bolsonaro até o fim, disse Molon.

Contra a interferência de Bolsonaro na Câmara também está o deputado Danilo Cabral (PE).

Defendemos um Congresso Nacional independente, que reafirme a Democracia e a defesa dos direitos do povo brasileiro, afirmou Cabral.

O deputado Denis Bezerra (CE) disse que a democracia precisa do Legislativo independente, por isso o novo comando da Câmara não pode estar subordinado ao Palácio do Planalto.

Imaginem se, durante o início da pandemia, quando a Câmara aprovou o auxílio emergencial, tivéssemos um parlamento dependente do Governo Federal? Com toda certeza, o valor do auxílio teria sido aquele sugerido por Bolsonaro: R$ 200,00. Não seria suficiente, destacou Bezerra.

O deputado Bira do Pindaré (MA) também defende o nome de Baleia Rossi para presidência da Câmara.

Na eleição para presidente da Câmara, vou acompanhar o meu partido e demais partidos de oposição que decidiram votar em Baleia Rossi. Em defesa da democracia e de um parlamento independente, disse em suas redes sociais.