22/12/2011
Tamanho
 

Deputado José Stédile representa o Parlasul na 42ª Cúpula do Mercosul


O deputado federal José Stédile (PSB-RS) participou nesta semana do encontro de líderes do Mercosul em Montevidéu (Uruguai), que reuniu nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, os Chefes de Estado, chanceleres e ministros de economia dos países membros (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; Venezuela em processo de adesão) e associados – Bolívia e Chile.

Na segunda feira (19), o deputado participou da Reunião do Conselho de Mercado Comum, que contou com a participação do presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, além dos parlamentares membros do Parlasul; Ignacio Mendoza Unzain (Paraguai), Gustavo Arrighi (Uruguai) e Maria Elena (Uruguai).  Na pauta da discussão, o ingresso da Venezuela no Bloco, as relações do Parlamento Europeu com o Mercosul e a crise econômica na Europa.

Sobre o encontro com o chefe do Parlamento Europeu, Stédile mencionou a possibilidade de novas reuniões. “Discutimos com Busek estratégias para estreitar as relações entre Parlasul e o Parlamento Europeu, o que ainda será aprofundado em reuniões futuras”.

No dia 20, José Stédile participou da Cúpula de Chefes de Estado, que reuniu os presidentes José ‘Pepe’ Mujica (Uruguai), Cristina Kirchner (Argentina), Hugo Chavez (Venezuela) Fernando Lugo (Paraguai), Rafael Correa (Equador) e a presidenta Dilma Rousseff. Stédile comentou a iniciativa do presidente venezuelano de comparecer ao encontro como estratégia para acelerar a entrada do país no Bloco.

O deputado comentou ainda o papel estratégico que o Brasil possui dentro do Mercosul. “Nosso país representa sozinho mais da metade da população e da economia da América Latina. Representar o parlamento brasileiro nesse encontro de líderes é uma atribuição muito importante”, concluiu.

Venezuela

 “Economicamente, a entrada da Venezuela no Mercosul é interessante, pois soluciona a questão do preço do petróleo. Além disso, temos todos os outros benefícios que a aproximação dos países pode nos trazer”, analisou Stédile. Segundo o socialista, apesar das vantagens oferecidas pela entrada da Venezuela no Mercosul, alguns parlamentares do Paraguai apresentaram resistência à proposta. 

Para Stédile, o ingresso da Venezuela representa um avanço para a América Latina. “É o caminho para o fim das barreiras econômicas, para o livre comércio, a integração dos povos e da cultura e o avanço tecnológico. Enfim, para que tenhamos um bloco soberano e livre da dependência econômica Americana e Européia.”

Da assessoria do dep. Stédile
 
Mais notícias sobre Mercosul
13/03/2018 - Heitor Schuch propõe a realização de fórum para discutir a atual conjuntura do setor agropecuário
13/07/2017 - Parlamentares socialistas debatem sobre integração de hidrovias do Mercosul
07/06/2017 - José Stédile é eleito vice-presidente do Parlasul para os próximos dois anos
22/12/2011 - Deputado José Stédile representa o Parlasul na 42ª Cúpula do Mercosul
15/12/2011 - Deputado Stédile representará o Congresso Nacional na Cúpula do Mercosul
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.