18/02/2016
Tamanho
 

José Stédile prestigia pré-estreia de documentário Leitores Sem Fim

Sérgio Francês   
Stédile durante bate-papo sobre universalização das bibliotecas
 

O deputado federal José Stédile participou, nesta quarta-feira (17), da sessão de pré-estreia do documentário Leitores Sem Fim, sobre pessoas que tiveram a vida modificada pelo hábito da leitura. O socialista participa do filme dirigido pelo jornalista Roberto Seabra, da Secretaria de Comunicação (Secom) da Câmara dos Deputados.
 
Após a exibição, Stédile debateu com os deputados Alex Canziani (PTB-PR) e Lobbe Neto (PSDB-SP) sobre políticas públicas voltadas à universalização das bibliotecas públicas no País. O socialista é autor de Projetos de Lei (PLs) em defesa do setor, como o PL 3272/12, que inclui a presença de pelo menos uma biblioteca em cada município brasileiro, e o PL 6038/13, que regulamenta o exercício da atividade profissional de técnico em biblioteconomia. Além dos projetos, o deputado também é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca.
 
O socialista está satisfeito com o documentário porque, para ele, todo trabalho feito em torno da leitura, das bibliotecas e do livro é importante para o País. Ele citou dados para apontar como a situação no Brasil é ruim nesse setor. “Em um País como o nosso, 70% da população não leu nenhum livro no ano passado; dois terços da população são analfabetos funcionais, leem, mas não entendem; 53% das escolas brasileiras não tem sequer uma sala de leitura ou uma biblioteca. São dados que não dignificam o Brasil”, lamentou.
 
Ele citou, também, outro dado alarmante, de que 8% das pessoas diminuiram o número de leitura entre os anos de 2007 e 2011. Para o socialista, é preciso incentivar este hábito por um futuro melhor. “Se queremos ter pessoas capacitadas, qualificadas, que saibam pensar, que acompanhem e valorizem a democracia, que saibam o que está acontecendo no Brasil, nós precisamos com urgência incentivar esse setor da leitura”, comentou.
 
Stédile foi prefeito por oito anos do município de Cachoeirinha, no RS. Durante esse período, ele contou que nunca recebeu visitas de alguém para reivindicar algo em relação à cultura. O mesmo acontece agora, como deputado federal pelo segundo mandato. Nenhum prefeito o pediu emenda para melhorias no setor. “Todos os prefeitos querem fazer obras, saneamento, pavimentação. Como se a formação das pessoas não fosse o mais importante, mas é o mais importante”, afirmou.
 
Leitores sem fim - O documentário mostra personagens como uma moradora de rua que não sabe ler, mas que é frequentadora assídua da Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro; um gari que se apaixonou pelos livros, virou escritor e hoje grava audiolivros para pessoas com deficiência visual; e uma menina pobre que se inspirou em um livro de literatura infantil para virar bailarina e hoje é professora de dança na comunidade carente onde cresceu.
 
A partir da realidade de bibliotecas públicas localizadas em regiões de baixa renda no Rio de Janeiro, o documentário mostra o novo modelo que se pretende criar de espaços culturais, baseado na experiência exitosa das bibliotecas parque da Colômbia. 
 
O documentário mostra também a situação da leitura no Brasil e o esforço de parlamentares para universalizar as bibliotecas escolares no País. Ao contar histórias de vida e tratar do debate político sobre o tema da educação e da leitura, o vídeo aponta saídas para os problemas da violência urbana e da baixa escolaridade entre jovens. 

Moreno Nobre, com informações da Agência Câmara
 
Mais notícias sobre Cultura
17/05/2017 - Comissão aprova Projeto que institui o Dia Nacional do Ciclista
03/05/2017 - Comissão aprova inscrição do nome de Dom Hélder Câmara no Livro dos Heróis da Pátria
15/03/2017 - João Coutinho debate propostas e pede rapidez na regulamentação da vaquejada
14/12/2016 - Comissão aprova PL que inscreve Miguel Arraes no Livro dos Heróis da Pátria
18/02/2016 - José Stédile prestigia pré-estreia de documentário Leitores Sem Fim
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.