24/10/2016
Tamanho
 

Deputado Gonzaga Patriota defende maior destinação de recursos para o SUS

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Para Gonzaga, Governo deve olhar com mais cuidado para o SUS
 

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) fez uso do Grande Expediente da Câmara, nesta segunda-feira (24/10), para pedir melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS). Na visão do parlamentar, esse sistema, de extrema importância para a estabilidade do povo brasileiro, está em ruínas. 
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, em que todo brasileiro tem direito de usá-lo. Mas nem sempre foi assim, lembrou o socialista. “A história do SUS se confunde com a história da ditadura no Brasil, a luta pela redemocratização e por um sistema de saúde descentralizado. Antes do Sistema Único de Saúde ser criado, somente os trabalhadores com carteira assinada tinham direito de ser atendidos pelo sistema público de saúde, pois eles contribuíam com a previdência social”, contou.
 
Para Gonzaga, o Governo deve olhar com mais cuidado e carinho para o SUS. Em paralelo ao sistema penitenciário brasileiro, o deputado quis mostrar que o Sistema de Saúde não funciona como deveria. “O sistema penitenciário, de ressocialização no Brasil, é uma vergonha. Temos presídios com capacidade para mil pessoas com 2 mil. Isso não recupera ninguém. É a mesma coisa do SUS. Sabemos que tem, que existe, que é bom, importante, mas não funciona como deveria funcionar”, disse.
 
Hospitais de todo Brasil passam por situações difíceis em que os pacientes não podem ser atendidos. É o caso do Hospital de Trauma de Petrolina, cidade do parlamentar, em que centenas de pessoas esperam atendimento. Ele contou que há vagas, mas o hospital não oferece condições necessárias para médicos e enfermeiros realizarem procedimentos.
 
A situação da saúde é tão crítica, que o socialista relatou as dificuldades ao tentar procurar uma solução com ministros e prefeitos. Para ele, esse cenário é uma vergonha, ainda mais quando se trata de um país tão rico e próspero como o Brasil. “Isso é a falta de controle, de política para a saúde brasileira”, criticou.
 
Gonzaga aproveitou a ocasião e fez um apelo para que mais emendas sejam destinadas à saúde no Orçamento da União para o exercício do ano de 2017. “Espero que as pessoas olhem com mais carinho para essa situação. Afinal, são vidas que estão indo embora. Espero que tenhamos mais parcerias de governos municipais, estaduais com o Governo Federal. Por isso faço esse apelo, para termos mais recursos para a saúde por meio do SUS”, declarou.       
 

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Saúde
20/09/2017 - Projeto de Luiz Lauro obriga o SUS a realizar exame oftalmológico em recém-nascidos
12/09/2017 - Seguridade aprova programa contra o câncer de pele entre pescadores e trabalhadores rurais
03/08/2017 - Em entrevista, Gonzaga Patriota fala sobre campanha ‘Dezembro Vermelho’
16/05/2017 - Flavinho destaca o papel da família na prevenção de suicídio entre adolescentes
16/05/2017 - Projeto de Luiz Lauro rotula produtos com alto teor de açúcar, gorduras e sódio
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.