03/10/2017
Tamanho
 

PL de líder socialista deve proporcionar desenvolvimento do setor agropecuário

Lucio Bernardo Jr./Ag. Câmara   
Líder Tereza Cristina visa proporcionar desenvolvimento do setor
 

Proposta em análise na Câmara, da líder socialista, deputada Tereza Cristina (MS), autoriza empresas distribuidoras de insumos agrícolas a negociarem as chamadas cédulas do produtor rural (CPRs) diretamente com instituições financeiras, incluindo os bancos de desenvolvimento. Trata-se do Projeto de Lei nº 6868/17, que beneficia com crédito rural as pessoas jurídicas que exerçam atividade de distribuidor de insumos agrícolas. A socialista entende que a matéria vai proporcionar o desenvolvimento do setor agropecuário, reduzindo a dependência do crédito agrícola oficial.

A evolução dos custos de produção, a utilização de tecnologias avançadas e a incorporação de novas áreas ao processo produtivo tem demandado cada vez mais recursos para financiamento do custeio das safras. “Entretanto, a constante redução dos depósitos à vista dos bancos, principal fonte de recursos do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), tem feito com que o montante de crédito disponibilizado por aquele Sistema esteja, safra após safra, aquém da evolução da demanda dos produtores rurais”, explicou a líder.

Atualmente, o SNCR atende por aproximadamente 25% da demanda por de crédito para custeio agrícola, o que tem obrigado os produtores rurais a buscar mecanismos alternativos de financiamento de sua produção fora do sistema financeiro, normalmente, junto às empresas distribuidoras de insumos agrícolas. “Com isso, a cadeia de distribuição de insumos se tornou agente importante também na distribuição de crédito, financiando essas operações de financiamento com recursos próprios”, completou Tereza Cristina.

Esta Lei visa, em resumo, aumentar o volume de recursos para financiamento do custeio agrícola utilizando-se da rede de empresas distribuições de insumos, permitir as instituições financeiras, que hoje não atuam no agronegócio e não tem carteira de crédito rural, possam vir a participar. O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.