Comissão aprova audiência pública sobre o Programa Espacial Brasileiro
Chico Ferreira/Lid. PSB |
 |
José Reinaldo lamenta que Programa Espacial esteja paralisado |
|
Debater a situação atual, os objetivos e as metas do Programa Espacial Brasileiros. Esse é o objetivo da audiência pública solicitada pelo deputado federal José Reinaldo (PSB-MA), aprovada nesta terça-feira (11) na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
O Brasil é uma das maiores economias do planeta, o que, para o autor, sublinha a necessidade de o País dispor de um setor espacial desenvolvido, em face de sua importância estratégica como vetor de desenvolvimento. “A exploração espacial promove o desenvolvimento econômico, social e tecnológico além de conferir prestígio político ao País”, diz.
Nesse contexto que se insere o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), que tem como um dos seus objetivos a missão de capacitar o país para desenvolver e utilizar tecnologias espaciais em benefício da sociedade brasileira. “O desenvolvimento da tecnologia espacial contribui para a melhoria da qualidade de vida, por meio da geração de riqueza e oferta de empregos, do aprimoramento científico, da ampliação da consciência sobre o território e melhor percepção das condições ambientais”, diz.
José Reinaldo lamenta que o Programa Espacial Brasileiro esteja paralisado. O acordo bilateral entre Brasil e Ucrânia para exploração e lançamento de foguetes, após quase 12 anos de atrasos, foi cancelado em 2015, mesmo depois ter gasto R$ 500 milhões na empreitada, sem que resultados práticos fossem conquistados por ambos os países. “Nesse contexto, é fundamental a realização de uma audiência pública para que seja debatido o futuro do Programa Espacial Brasileiro e da Base de Alcântara”, finaliza.