11/04/2017
Tamanho
 

Comissão aprova audiência pública sobre o Programa Espacial Brasileiro

Chico Ferreira/Lid. PSB   
José Reinaldo lamenta que Programa Espacial esteja paralisado
 

Debater a situação atual, os objetivos e as metas do Programa Espacial Brasileiros. Esse é o objetivo da audiência pública solicitada pelo deputado federal José Reinaldo (PSB-MA), aprovada nesta terça-feira (11) na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. 
 
O Brasil é uma das maiores economias do planeta, o que, para o autor, sublinha a necessidade de o País dispor de um setor espacial desenvolvido, em face de sua importância estratégica como vetor de desenvolvimento. “A exploração espacial promove o desenvolvimento econômico, social e tecnológico além de conferir prestígio político ao País”, diz. 
 
Nesse contexto que se insere o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), que tem como um dos seus objetivos a missão de capacitar o país para desenvolver e utilizar tecnologias espaciais em benefício da sociedade brasileira. “O desenvolvimento da tecnologia espacial contribui para a melhoria da qualidade de vida, por meio da geração de riqueza e oferta de empregos, do aprimoramento científico, da ampliação da consciência sobre o território e melhor percepção das condições ambientais”, diz.
 
José Reinaldo lamenta que o Programa Espacial Brasileiro esteja paralisado. O acordo bilateral entre Brasil e Ucrânia para exploração e lançamento de foguetes, após quase 12 anos de atrasos, foi cancelado em 2015, mesmo depois ter gasto R$ 500 milhões na empreitada, sem que resultados práticos fossem conquistados por ambos os países. “Nesse contexto, é fundamental a realização de uma audiência pública para que seja debatido o futuro do Programa Espacial Brasileiro e da Base de Alcântara”, finaliza.   
 

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Ciência e tecnologia
26/04/2017 - Socialistas prestigiam lançamento de Frente de apoio ao Programa Espacial
11/04/2017 - Comissão aprova audiência pública sobre o Programa Espacial Brasileiro
01/06/2016 - Compensação por atraso de objetos postais é aprovado em Comissão
30/06/2015 - Comissão debate sobre a importância da informação e o projeto Internet.org
26/06/2015 - Átila Lira debate efeitos de produtos com nanotecnologia e sua política nacional
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.