11/04/2017
Tamanho
 

Cabral cobra mais ação pelo fim do machismo e presta homenagem a fisioterapeuta assassinada

Chico Ferreira    
 

“A cada 5 minutos uma mulher sofre algum tipo de violência no mundo”, alertou o socialista Danilo Cabral (PE) em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (11). De acordo com o Mapa da Violência de 2015, 13 mulheres morreram por dia no ano de 2013 e o Brasil é o quinto país em número de feminicídio.  

Em 2013, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre Violência contra a Mulher declarou que feminicídio é a última instância de controle da mulher pelo homem: o controle da vida e da morte.  Ele se expressa como afirmação irrestrita de posse, igualando a mulher a um objeto, quando cometido por parceiro ou ex-parceiro; como subjugação da intimidade e da sexualidade da mulher, por meio da violência sexual associada ao assassinato; como destruição da identidade da mulher, pela mutilação ou desfiguração de seu corpo; como aviltamento da dignidade da mulher, submetendo-a a tortura ou a tratamento cruel ou degradante.

Preocupado com os dados de violência contra a mulher, o deputado clamou pelo fim da cultura machista que, segundo ele, “inferioriza e objetifica a mulher ao ponto de torna-la vulnerável ao assédio, ao estupro e a morte."

Na ocasião, Cabral citou a morte da fisioterapeuta Mirella Sena, estuprada, torturada e assassinada no flat onde morava na última quarta-feira (5), em Recife. “Infelizmente a tragédia que abateu Mirella não é um caso isolado no Brasil. Faço registro das palavras da sua mãe, Suely Araújo, que disse exatamente que foi o machismo que matou a sua filha. Isso não é mais admissível no mundo de hoje”, disse.  

O crime contra Mirella chocou o povo de Pernambuco que desde domingo (9) protestam em Recife com faixas que divulgam o número 180 para denúncias de violência contra a mulher. “Eu deixo aqui a minha solidariedade à família e digo NÃO ao feminicídio. Basta de machismo! Somos todos Mirella”, declarou. 

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.