12/04/2017
Tamanho
 

Hugo Leal defende investimento em informação para desenvolvimento da gestão pública

Sérgio Francês   
O deputado presidiu a mesa sobre melhorias da gestão pública
 

"O investimento em planejamento e conhecimento dentro da gestão pública é essencial para transformação de ações positivas a toda população", afirmou o deputado Hugo Leal (PSB-RJ) durante Seminário sobre os caminhos para a retomada do crescimento econômico, melhoria da gestão pública e análise da questão previdenciária. No evento, que aconteceu nesta quarta-feira (12), Hugo presidiu a mesa sobre melhorias da gestão pública brasileira.

Para o parlamentar, em breve avaliação se comprova alto custo com investimento em controle, mas muito pouco se investe em informação. "Sem dúvida órgãos de controle da gestão pública são essenciais, mas não devem ser os únicos instrumentos de desenvolvimento da gestão." Hugo acrescenta, que na verdade, o investimento maior em conhecimento fará com que, a longo prazo, o País se desenvolva melhor.

O socialista é presidente de Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública. O colegiado organizou o Seminário, em parceria com a Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos e a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp).

O palestrante do tema "Melhoria na Gestão Pública", Francisco Gaetani, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), acrescentou que a grande dificuldade da gestão hoje é a falta de comunicação entre os órgãos públicos. "Cada ministério, por exemplo, decide suas políticas internamente, sem comunicação intergovernamental. O que faz com que governos planejem cada vez menos e as empresas cada vez mais", disse.

O presidente da Enap reforça também a necessidade de manter e aumentar a transparência nas instituições públicas. “Atualmente, nossas políticas públicas de gestão ainda não são suficientes para mudar o patamar de atendimento da população.” Gaetani disse que o Brasil deve usar o aprendizado dos últimos anos, não só os momentos de crescimento, mas também as crises, para tomar decisões diferentes no futuro.

Desafios do Desenvolvimento Tecnológico – Hugo Leal também presidiu a mesa sobre este tema, em substituição ao deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ). O deputado lamentou os entraves encontrados no setor tecnológico, apresentados pelo diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Victor Mammana. “Temos que estabelecer prioridade também no desenvolvimento do setor tecnológico", finalizou.

O intuito do Seminário foi aproximar especialistas em gestão pública com parlamentares envolvidos com o tema. E promover melhorias no processo de formulação e implementação de políticas públicas.

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.