18/04/2017
Tamanho
 

Deputado Átila Lira sugere instalação de placas fotovoltaicas em escolas públicas

Google Imagens   
Baixa manutenção de equipamentos é ponto favorável à instalação
 

Aliar o fornecimento de energia elétrica limpa e renovável com educação pública em todo o País. Esse é o teor da indicação do deputado Átila Lira (PSB-PI), apresentada na Câmara na última semana, que sugere ao Poder Executivo medidas para facilitar a instalação de placas fotovoltaicas na construção ou na reforma de escolas.

O parlamentar defende que tal medida seja aplicada no âmbito do Programa Luz Para Todos, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, que tem como objetivo levar acesso gratuito à energia elétrica para parcela da população localizada em zonas rurais. “Sabemos que o mundo busca por soluções mais baratas e menos poluentes para a geração de energia elétrica. E acreditamos que a energia fotovoltaica tem grande papel nesta busca por um mundo mais sustentável”, afirma Átila.

Entre os benefícios listados pelo deputado socialista ao Governo Federal estão a baixa manutenção desses equipamentos, que possuem vida útil considerada longa, e a redução de custos, já que a fonte operacional de energia solar é gratuita. “Embora o custo de implantação ainda seja alto, já se verifica uma tendência contínua de queda dos preços, devido ao aumento da aplicação desse tipo de geração de energia. É bem provável que num futuro bem próximo haja evolução mais acelerada dessa viabilidade econômica e o uso desse sistema se torne mais popular.”

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.