19/04/2017
Tamanho
 

Valadares Filho debate sobre situação do Departamento de Obras Contra Secas

Sérgio Francês   
Valadares Filho solicitou audiência com representante do DNOCS
 

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) realizou, nesta quarta-feira (19), audiência pública para discutir sobre os programas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) relacionados à área de competência do Colegiado. O evento atende a pedido do presidente da Comissão, deputado Valadares Filho (PSB-SE). 
 
Para o socialista, a audiência foi extremamente importante para o momento que vive o Nordeste brasileiro, no combate à seca e no sofrimento do povo sertanejo. “O DNOCS tem um papel fundamental nisso, no abastecimento de água e em obras de irrigação”, disse.
 
No entanto, de acordo com o diretor-geral do DNOCS, Angelo Guerra, o departamento passa por grande dificuldade com relação ao custeio, o que atrasa o andamento de obras. Ele explicou que ações são passadas para o departamento, mas faltam recursos para diárias e combustível, por exemplo. 
 
Questionado por Valadares sobre as obras de irrigação, se elas são prejudicadas pela falta de recursos, Angelo afirmou que sim. Ele contou, ainda, que o Departamento deve receber uma nova determinação do Ministério do Planejamento com outra redução do orçamento.  
 
Em um momento que o órgão passa por dificuldades financeiras e estruturais, Valadares afirmou que fará uma reivindicação junto ao Ministério da Integração Nacional para tratar desse assunto. “Esses cortes tem atrasado obras, prejudicado o trabalho cotidiano no combate à seca, e também prejudicado funcionários que prestam seu serviço durante anos”, lamentou. 
 
De acordo com o parlamentar, o conhecimento que o DNOCS tem da situação do Nordeste é essencial para que a Câmara dos Deputados possa atuar no enfrentamento da situação de estiagem que afeta os estados da região. Esse ciclo já completa seis anos, sem que as chuvas provejam a água necessária para a agricultura, cuidado de animais e, mais severamente, sem que haja água para a população local.       
 

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Amazônia
19/04/2017 - Valadares Filho debate sobre situação do Departamento de Obras Contra Secas
11/04/2017 - Comissão aprova audiências e missão oficial solicitadas por Valadares Filho
05/04/2017 - Comissão da Amazônia aprova requerimentos do deputado Valadares Filho
05/04/2017 - Janete assume segunda vice-presidência e forma mesa socialista na Comissão da Amazônia
29/03/2017 - Comissão de Integração Nacional elege Maria Helena primeira vice-presidente
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.