20/04/2017
Tamanho
 

Audiência vai debater PL que institui a semana de luta e consciência sobre depressão

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Flavinho cita números da OMS e alerta para esse problema mundial
 

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou, nesta quarta-feira (19), requerimento de autoria do deputado Flavinho (PSB-SP). A matéria requer a realização de audiência pública para debater o PL nº 1938/15 que institui a "Semana Nacional de Luta e Conscientização sobre a depressão". Este PL foi apresentado pelo também socialista Paulo Foletto (ES).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que os casos de depressão aumentaram quase 20% na última década, transformando-se na maior causa de incapacitação no mundo. “De acordo com a organização, o número de pessoas com depressão chegou a 322 milhões em 2015, o que significa 18,4% a mais que em 2005”, completou Flavinho.

Ainda segundo a OMS a queda de produtividade e doenças vinculadas à depressão tem um custo estimado de um trilhão de dólares por ano. Outros dados apresentados pela organização informam que nos países desenvolvidos, quase metade das pessoas com depressão não foi corretamente diagnosticada, número que fica entre 80% e 90% nas nações menos desenvolvidas.

O mesmo levantamento da OMS diz que cerca de 5,8% da população brasileira sofre com a doença, o que representa 11,5 milhões de casos, tornando o Brasil, o país com mais casos na América Latina. Para Flavinho, o projeto de Foletto trata de temática importantíssima para a população, pois o tratamento pode ser de difícil acesso. “O temor a ser estigmatizado impede com frequência que os afetados procurem ajuda”, afirmou.

É importante também destacar, que de acordo com a OMS, cada dólar investido em ampliar os tratamentos produz quatro dólares de lucro, devido à melhora da saúde e da produtividade dos trabalhadores. A data para realização da audiência será definida em breve pelo colegiado.

Contra a Baleia Azul – Também nesta quarta-feira, o deputado Flavinho apresentou requerimento na CSSF para discutir um tema polêmico difundido nas redes sociais. Originado na Rússia, o "Jogo da Baleia Azul" vem causando suicídio de jovens também no Brasil. "A imprensa divulgou que uma jovem de 16 anos, de Vila Rica/MT, cometeu suicídio, além de um menino de 19 anos, de Pará de Minas/MG, ambas as mortes atribuídas ao jogo. "

Rhafael Padilha
 
Mais notícias sobre Saúde
21/11/2017 - Odorico Monteiro debate normas da troca de medicamentos biológicos por biossimilares
20/09/2017 - Projeto de Luiz Lauro obriga o SUS a realizar exame oftalmológico em recém-nascidos
12/09/2017 - Seguridade aprova programa contra o câncer de pele entre pescadores e trabalhadores rurais
03/08/2017 - Em entrevista, Gonzaga Patriota fala sobre campanha ‘Dezembro Vermelho’
16/05/2017 - Flavinho destaca o papel da família na prevenção de suicídio entre adolescentes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.