26/04/2017
Tamanho
 

Socialistas prestigiam lançamento de Frente de apoio ao Programa Espacial

Guilherme Martimon   
Deputado José Reinaldo preside a Frente Parlamentar
 

Com o intuito de desenvolver o Programa Espacial Brasileiro, a Câmara lançou, nesta quarta-feira (26), a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O grupo, composto por 222 parlamentares, é presidido pelo deputado federal José Reinaldo (PSB-MA).
 
Criado na década de 80, o CLA tem como objetivo realizar o lançamento, a partir do território brasileiro, de um satélite nacional, levado por um foguete também desenvolvido e produzido no País. Hoje, o complexo se consolida como pólo de lançamento de satélites.
 
O local privilegiado das instalações, próximo à linha do Equador, facilita os lançamentos aeroespaciais. Com o desenvolvimento do Programa Espacial, o Centro será um dos melhores lugares do mundo para esse tipo de atividade, acredita José Reinaldo. "A Frente foi pensada com o objetivo de apoiar o Programa Espacial Brasileiro e resolver problemas de governança, recursos e funcionalidade. Esta é a contribuição da Câmara para que o País possa avançar ", disse. 
 
O socialista acredita que o lançamento da Frente acontece em momento importante, quando começa a ter relevância o Programa Espacial Brasileiro. "É preciso atrair mais parlamentares para o assunto, pois o tema ainda não tem o apoio da população". José Reinaldo lamenta que isso aconteça pela falta de divulgação dos benefícios de função social do programa, como a banda larga em todo território nacional e a saída de cidades, povoados e comunidades do isolamento. "Isso nos dá facilidade no treinamento de professores, diretores e gestores que apoiam as comunidades indígenas e pequenos agricultores", elencou.
 
A também deputada maranhense, Luana Costa (PSB), destacou a importância de apoio ao programa para que o munícipio de Alcântara e o estado sejam fortalecidos. "Que tenhamos esse olhar de humanização para este momento e que possamos melhorar as condições de vida das comunidades que ali vivem. "  
 
O deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP), segundo vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores, apoiou a iniciativa e se colocou à disposição. "São iniciativas como essa, não só do lançamento da Frente, mas do poder que terá junto ao Governo Federal e aqui no Congresso, para que nós possamos trabalhar para ter total apoio ao Centro de Lançamento de Alcântara", finalizou.

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Ciência e tecnologia
04/10/2017 - Deputados socialistas defendem continuidade do Programa Antártico Brasileiro
16/08/2017 - Debate sobre políticas públicas de educação no campo é aprovado em Comissão
26/04/2017 - Socialistas prestigiam lançamento de Frente de apoio ao Programa Espacial
11/04/2017 - Comissão aprova audiência pública sobre o Programa Espacial Brasileiro
01/06/2016 - Compensação por atraso de objetos postais é aprovado em Comissão
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.