11/05/2017
Tamanho
 

Para Stédile, o Brasil precisa investir em leitura para ter um país desenvolvido

Sérgio Francês   
Deputado José Stédile concede entrevista para a TV Câmara
 

Em entrevista concedida à TV Câmara nesta quarta-feira (11), o deputado federal José Stédile (PSB-RS) voltou a defender a importância da leitura para o desenvolvimento da nação. De acordo com o parlamentar, para ter um país desenvolvido, a população precisa de conhecimento, e isso não acontecerá sem a leitura. 
 
Para o socialista gaúcho, o Brasil deixou de investir recursos importantes para o desenvolvimento intelectual das pessoas. “O Brasil precisa de uma nação consciente, e isso não vai acontecer sem que as pessoas leiam e saibam o que esteja acontecendo ao seu lado, no país, no mundo. Por isso a importância da leitura”, explicou.
 
Diversas pesquisas apontam que o brasileiro lê pouco e que o país ocupa o 59° lugar no índice de leitura. Stédile considera esse resultado uma catástrofe e acrescentou que dois terços da população jamais leram e são, também, analfabetas funcionais. “Isso é um desastre para todo o crescimento produtivo da nação. Esses dados precisam ser enfrentados com o investimento na formação das pessoas, investimentos nas bibliotecas, educação e formação intelectual”, afirmou.
 
O socialista destacou o papel das mães na educação das crianças. Por ficaram mais tempo com os filhos, elas são responsáveis por influenciar nas ações deles. Ele lembrou que essa não é uma regra geral, mas percentualmente as mães ficam 80% do período com os filhos. “Os filhos imitam as mães. Se ela lê, influencia na leitura dos filhos”, disse.
 
Os professores também são fundamentais nesse desenvolvimento. Nesse sentido, o deputado reforçou a necessidade de valorizar as bibliotecas nas escolas. “Nossa intenção é transformar, aos poucos, a biblioteca escolar numa biblioteca pública, onde a mãe possa buscar um livro e incentiva o filho também a ler”, declarou. 
 

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Educação
11/07/2018 - Danilo Cabral entrega a candidato carta que estabelece cumprimentos do PNE
04/07/2018 - Indicada por Átila Lira, escola no Piauí é escolhida para Prêmio Darcy Ribeiro
20/06/2018 - Seminário proposto por Danilo Cabral debate quatro anos de vigência do PNE
13/06/2018 - Taxa de matrícula antecipada é proibida em relatório de Rafael Motta
30/05/2018 - Comissão quer garantir que recursos atrasados do Fundeb sejam aplicados em educação
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.