17/05/2017
Tamanho
 

Socialistas participam de debate com ministro da Educação sobre programas da Pasta

Gilherme Martimon    
Fies e Pronatec são prioridades da gestão de Mendonça Filho
 

Nesta quarta-feira (17), os socialistas Danilo Cabral (PE), Átila Lira (PI) e Flavinho (SP) participaram de apresentação do ministro da Educação, Mendonça Filho, sobre as diretrizes e os programas em andamento da Pasta. Na ocasião, Danilo pediu atenção do ministro às novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que devem ser apresentadas em breve pelo Governo Federal. A exposição do ministro Mendonça Filho foi realizada na Comissão de Educação.

“O Fies deve ser preservado, na medida em que é importante instrumento de política de acesso ao ensino superior. Espero que as novas regras não prejudiquem usuários do Fundo que, em 83% dos casos, vêm de escolas públicas e necessitam de fato desse financiamento para concluir o ensino superior”, argumentou Danilo.

De acordo com o ministro, o último Governo deixou o Fies com dados desastrosos. “O Tribunal de Contas da União identificou ônus fiscal no programa de R$ 32 bilhões, em 2015. Se não houver uma reestruturação, o Fies acabará”, explicou. Mendonça Filho acrescentou que alunos que já utilizam do Fundo continuarão a ser financiados, mas que haverá uma avaliação para, de fato, atender a pessoas que não têm condições de pagar pelo ensino superior.

À frente do Ministério da Educação (MEC), Mendonça falou também da expansão de matrículas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Nos últimos dois anos, o Programa teve queda de três milhões de matrículas para um milhão. Queremos retomar o crescimento do Pronatec.” O ministro acrescentou o empenho em programas como Brasil Alfabetizado e MedioTec – oferta de vagas de ensino técnico para alunos de nível médio.

Para o deputado Flavinho, as ações apresentadas pelo ministro demonstram o esforço que vem sendo realizado para tirar o País da estagnação educacional. “O último Governo deixou o MEC aparelhado e totalmente destruído em suas finanças. A hora agora é de investimento na Educação, evitar o superfaturamento e avançar nos programas educacionais”, finalizou. 

 

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.