07/06/2017
Tamanho
 

José Reinaldo participa de audiência em defesa do Centro de Lançamento de Alcântara

Chico Ferreira   
José Reinaldo defende desenvolvimento do programa aeroespacial
 

"Não há programa governamental mais importante do que o programa espacial brasileiro". Essa afirmação é do deputado José Reinaldo (PSB-MA), que participou de audiência pública, nesta quarta-feira (7), para debater a importância e a potencialidade do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). "Pena que não haja divulgação dos benefícios que a população pode ter com um programa como este", completou.
 
Entre os benefícios, o parlamentar citou o fim do "apartheid digital", ou seja, a possibilidade de tirar do isolamento algumas comunidades em todo o território brasileiro. "A partir dessa comunicação, pode-se chegar com serviço de saúde, de educação de qualidade, de gestão municipal. É possível agregar e preparar os jovens para o mercado de trabalho. " 
 
Para o socialista, com o funcionamento completo do Centro de Alcântara, muitos recursos serão destinados ao desenvolvimento do programa espacial. No entanto, ele acredita que será necessário o envolvimento de uma empresa pública para difundir e vender a tecnologia a ser desenvolvida. Como exemplo, ele destacou o caso da Embraer para o desenvolvimento da indústria aeronáutica. "Alcântara pode se transformar em um polo tecnológico importantíssimo para o Nordeste e para o Brasil. Porque países ou empresas trarão suas equipes técnicas pra cá para fazerem lançamentos", disse.
 
Presidente da Frente Parlamentar para Modernização do CLA, José Reinaldo informou que a bancada do Maranhão luta para que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), junto com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ofereçam um curso de engenharia aeroespacial. “Esse curso foi todo desenhado pelo ITA com uma diferença muito grande dos outros cursos do tipo no Brasil: uma especialização em centros de lançamento, o que nenhum outro curso de engenharia aeroespacial permite", destacou.

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Relações exteriores
09/08/2017 - Relatórios de Heráclito a acordos comerciais são aprovados em Comissão
12/07/2017 - Heráclito Fortes é eleito membro de Comissão de Controle das Atividades de Inteligência
07/06/2017 - José Reinaldo participa de audiência em defesa do Centro de Lançamento de Alcântara
05/04/2017 - Luiz Lauro defende relações exteriores ao ser eleito segundo vice-presidente da CREDN
04/07/2016 - Heráclito comenta reflexo das Relações Exteriores para as forças armadas
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.