08/06/2017
Tamanho
 

Stédile defende instalação de dispositivo que dá alerta de sono a motoristas

Sérgio Francês   
Stédile preside audiência na Comissão de Viação e Transportes
 

A Comissão de Viação e Transportes debateu, nesta quinta-feira (8), sobre o Projeto de Lei nº 4969/16, que inclui dispositivo de alerta de sono como obrigatório em veículos de carga e transporte de passageiro. A audiência pública foi solicitada pelos deputados socialistas José Stédile (RS) e Hugo Leal (RJ).
 
Dormir ao volante está entre as principais causas de acidente de trânsito. Segundo dados da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), depois de 19 horas de privação de sono, há diminuição de desempenho equivalente à observada em indivíduos com teor alcóolico no sangue de 0,70g/l.  Além disso, estatísticas mundiais mostram que entre 26% e 32% dos acidentes de trânsito são provocados por motoristas que dormem na direção. 
 
Stédile disse que é favorável ao projeto porque acha necessário buscar medidas para diminuir o número de acidentes que envolvam veículos de carga e transporte em todo país. “Acidentes que envolvem caminhões e ônibus sempre são graves e que tem causado tragédias em todo o país”, disse. 
 
No entanto, diante da crise econômica que também atinge os motoristas, o socialista espera que o preço desse dispositivo seja baixo para que todos tenham condições de implantá-lo sem grandes prejuízos. “Os motoristas de caminhões passam por uma situação falimentar. Mas queremos isso seja um investimento para a segurança deles, do trânsito e para todo Brasil”, destacou.  
 
Em meio às discussões, o deputado reconhece que existem empecilhos para aplicação da Lei, até porque ainda não se sabe o custo e qual produto deve ser utilizado pelos motoristas. “Legalmente nós não poderíamos criar uma Lei sem apresentarmos qual o produto obrigado a ter no caminhão e no ônibus. Mas nós precisamos fazer alguma coisa”, afirmou.   
 

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Transporte
28/11/2017 - A pedido de Hugo Leal, Comissão debate prorrogação de licitação
08/06/2017 - Stédile defende instalação de dispositivo que dá alerta de sono a motoristas
10/05/2017 - Socialistas debatem marco regulatório para transporte de cargas no Brasil
08/12/2016 - Deputado Hugo Leal debate sobre nova formação de condutores em audiência
29/11/2016 - José Stédile defende reconhecimento à categoria dos caminhoneiros
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.