12/06/2017
Tamanho
 

Rafael Motta fala no Plenário da Câmara sobre violência que mata jovens em todo o Brasil

Chico Ferreira    
“Precisamos valorizar os jovens que fazem a diferença"
 

O primeiro secretário da Juventude da história da Câmara dos Deputados, deputado federal Rafael Motta (PSB-RN), subiu à Tribuna da Casa, na sexta-feira (9), e discursou sobre a alarmante situação dos jovens brasileiros assassinados. Segundo dados do Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Brasil, 318 mil jovens foram assassinados entres os anos de 2005 e 2015. O crescimento anual da taxa de homicídio nesse período foi de 17,2%.

“Os jovens em questão têm entre 15 e 29 anos. Esses números clamam por ações do Poder Público. Esses números gritam por nós. A Câmara dos Deputados não pode ignorá-los enquanto jovens são assassinados em meio a outras matérias que votamos ou assuntos que debatemos. A violência contra jovens é real e está matando crianças e adolescentes”, disse o socialista.

O Estado do Rio Grande do Norte apresenta a situação mais alarmante nessa pesquisa. O número de jovens assassinados aumentou 292,3%. Já o estado de São Paulo esse mesmo indicador diminuiu 49,4%. Quedas também foram registradas em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. “Com esses dados apresentados, convido os nobres colegas a entrarem comigo nessa luta. Precisamos debater políticas públicas para a Juventude, com foco na segurança e no enfrentamento às drogas e ao vírus HIV, que não é mais um inimigo do passado.”

Segundo Motta, é preciso agir pela inclusão dos jovens excluídos – aqueles com deficiência em especial – e contra a violência nas escolas, que gera traumas e evasão escolar. “Precisamos valorizar os jovens que fazem a diferença, aplaudindo-os e fazendo com que sirvam de exemplo para outros Brasil afora”, concluiu.

 

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.