14/06/2017
Tamanho
 

Janete Capiberibe presta homenagem ao ex-deputado paraense Paulo Fonteles

Divulgação    
Paulo foi contemporâneo de Janete na luta pela redemocratização
 

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) homenageou, em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, o comunista paraense Paulo Fonteles. No final da manhã do dia 11 de Junho de 1987, Fonteles foi assassinado, coincidentemente, no mesmo instante em que a Assembleia Constituinte votava o capítulo da Terra. Neste domingo (11), completaram-se 30 anos do covarde assassinato do ex-deputado e advogado de posseiros por dois pistoleiros, a mando de ruralistas. O crime nunca foi completamente esclarecido e os verdadeiros mandantes nunca descobertos.

A deputada socialista conta que Fonteles, militante do PCdoB , dedicou sua vida aos temas mais urgentes da nação brasileira, como a democracia, as liberdades políticas, a reforma agrária e o socialismo. “Uma das fortes vozes de combate ao latifúndio e às injustiças no campo.”

Paulo Fonteles foi contemporâneo da deputada Janete na luta pela redemocratização. “Iniciou a militância quando a democracia fora posta abaixo e o Brasil estava sitiado pela ditadura civil militar. Contribuiu para fortalecer a União Nacional dos Estudantes (UNE), militando na Ação Popular Marxista-Leninista (APML)”, lembra a deputada.

O comunista foi preso, ainda estudante, ficando impedido por três anos, após a soltura, de voltar à universidade, por determinação da ditadura militar. Depois, formado em Direito pela Universidade Federal do Pará, organizou a Sociedade Paraense de Direitos Humanos e lançou o Jornal "Resistência". Em seguida, aceitou o convite da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e advogou para os camponeses do Sul do Pará, onde latifundiários e grileiros tinham a simpatia do estado de exceção.

“Enfrentando as oligarquias rurais, Fonteles é reconhecido pelos homens e mulheres simples do campo e carinhosamente chamado de “advogado-do-mato”. Seu nome começou figurar nas tenebrosas listas de marcados para morrer”, recorda Janete. Foi eleito deputado estadual, em 1982, e em 1986 candidatou-se à Deputado Federal Constituinte, mas não conseguiu se eleger.

 

Assessoria Dep. Janete Capiberibe
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.