11/07/2017
Tamanho
 

Átila afirma que setor da educação vê positivamente regulamentação do ensino a distância

Sérgio Francês   
Átila: Ensino à distância na área de saúde deve ter maior cuidado
 

No mês de junho, o Ministério da Educação (MEC) regulamentou a ampliação da oferta de cursos de educação a distância (EaD). No Decreto nº 9.057/2017, ficou autorizado o credenciamento de instituições de ensino superior para realizar cursos a distância mesmo sem a oferta de cursos presenciais. Essas instituições ficam aptas a oferecer cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.

No Plenário, nesta segunda-feira (10), o deputado federal Átila Lira (PSB-PI), comemorou a decisão do MEC e acrescentou que a medida é bem recebida no setor da educação. “Essa nova regulamentação permite que as instituições de ensino superior tenham autonomia para cursos a distância mas, sobretudo, levando-se em consideração a experiência educacional das instituições já credenciadas”, disse.

O socialista acrescentou que, com o desenvolvimento da tecnologia, ficou mais fácil a disponibilidade desse tipo de ensino. “Essa prática já é comum nos países da Europa, nos Estados Unidos, na China e no Japão.”

A Comissão de Educação analisa propostas, segundo Átila, que visam tornar mais rigorosa a educação a distância na área da saúde. “Médicos, enfermeiros, nutricionistas, veterinários, bioquímicos têm apresentado propostas para que, nesse caso, exista uma rigidez muito maior no que diz respeito ao uso de tecnologia, como laboratórios”, explicou.

De acordo com o parlamentar, o colegiado discute o Decreto com o MEC para que seja criada regulamentação complementar que contemple essa preocupação com a área da saúde. “O ensino à distância em determinadas áreas é completamente viável. Na área da saúde deve ter um cuidado maior, justamente por se tratar do cuidado com as pessoas”, finalizou. 

 

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.