12/07/2017
Tamanho
 

Heráclito Fortes é eleito membro de Comissão de Controle das Atividades de Inteligência

Sérgio Francês   
Heráclito diz que o papel da Comissão é fiscalizar
 

Como membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) foi eleito nesta quarta-feira (12), por 23 votos a quatro, integrante da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional. 
 
A CCAI é composta por seis senadores e seis deputados titulares, com igual número de suplentes. A sua atividade consiste em fiscalizar e controlar as atividades de inteligência e contrainteligência desenvolvidas no Brasil ou no exterior por órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Também é objetivo assegurar que essas atividades sejam realizadas em conformidade com a Constituição Federal e com as normas do ordenamento jurídico nacional.
 
De acordo com Heráclito, a inspiração para se candidatar ao cargo veio da sua experiência e dos mandatos que exerceu na Câmara. Na ocasião, ele lembrou que já presidiu a CREDN e também já participou da CCAI. 
 
O deputado disse que o papel da CCAI é fiscalizar, o que, para ele, faltou no governo passado. Segundo o socialista, atividades da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), por exemplo, não eram fiscalizadas, o que gerou diversos erros e abusos. “O meu papel na CCAI é de fiscalizar o governo em nome desta Casa. Por isso eu coloco à disposição dos companheiros essa opção [sua candidatura]. Prometo que serei um fiscal, como sempre fui”, afirmou. 

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Relações exteriores
12/07/2017 - Heráclito Fortes é eleito membro de Comissão de Controle das Atividades de Inteligência
07/06/2017 - José Reinaldo participa de audiência em defesa do Centro de Lançamento de Alcântara
05/04/2017 - Luiz Lauro defende relações exteriores ao ser eleito segundo vice-presidente da CREDN
04/07/2016 - Heráclito comenta reflexo das Relações Exteriores para as forças armadas
29/09/2015 - Debate vai discutir entraves de exportação no aeroporto de Viracopos
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.