12/07/2017
Tamanho
 

Socialistas debatem situação do setor de ciência e tecnologia no Brasil

Google Imagens   
Deputado Heráclito Fortes lembrou da criação da Pasta, em 1985
 

A Câmara dos deputados realizou, na manhã desta quarta-feira (12), Comissão Geral para debater a situação do setor de ciência e tecnologia no Brasil, diante dos recentes cortes orçamentários, bem como sua relevância para o desenvolvimento do país.

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) lembrou a criação do Ministério da Ciência e Tecnologia, em 15 de março de 1985, e a figura do primeiro ministro da pasta, Renato Archer. “Renato Archer era extraordinária figura, oriundo da política com passagens pela Marinha e um extraordinário pesquisador”, destacou.

“Eu vim aqui apenas dar um modesto testemunho e dizer que estou à inteira disposição deste Ministério, inclusive nos momentos cruciais, que são aqueles momentos de se andar com o pires na mão em busca de recursos para a pesquisa, mas que são importantes”, finalizou o parlamentar piauiense.

Para o deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), é necessário trabalhar a questão da ciência e tecnologia como soberana. “O século 20 forneceu diversas janelas de oportunidades para as nações, em termos de ciência e tecnologia, e nós perdemos todas”, lamentou o parlamentar.  

Odorico chamou a atenção para o atual momento, que considera benéfico para o debate sobre a inteligência artificial. “Com certeza, se não estivermos muito atentos a isso e não ampliarmos esse debate nacionalmente, vamos perder também essa janela de oportunidade. É possível que já estejamos perdendo, e isso é muito grave, porque nos próximos cinquenta anos, quem não dominar a estrutura e o conjunto de desenvolvimento gerado a partir da inteligência artificial ficará totalmente dependente”, concluiu a socialista. 

Marcelo Bessoni
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.