13/07/2017
Tamanho
 

Paulo Foletto defende aprovação de proposta que beneficia agentes comunitários de saúde

Guilherme Martimon   
Socialista lembra que agentes são extensores da saúde no País
 

Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias lotaram o Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (12), para acompanhar a apresentação do relatório da proposta de emenda à Constituição que trata de benefícios para a categoria (PEC nº 22/11) e demonstraram satisfação com o que foi apresentado. O principal pleito é o reajuste do piso salarial, sem atualização há quase quatro anos.

De autoria do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), a PEC prevê diretrizes para os planos de carreira, piso salarial para esses profissionais e seu índice de reajuste. Pelo texto apresentado no relatório, o reajuste será de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), somado à variação do Produto Interno Bruto (PIB) mais 20% ao ano. A data-base fica fixada para primeiro de janeiro de cada ano.

Presente na reunião, o deputado Paulo Foletto (PSB-ES) defendeu a aprovação da proposta que beneficia aqueles que classificou como extensores da saúde. “Esses profissionais nos ajudam a fazer o equilíbrio social, com a prevenção de doenças e orientações às famílias. Eles levam a saúde até a casa do cidadão.”

Ainda segundo o deputado capixaba, essa luta antiga da categoria está prestes a terminar. A votação da proposta está prevista para o dia 16 de agosto. Nesta data, conforme afirmou a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias, Hilda Correia, será feita grande manifestação na capital federal. 

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.