09/08/2017
Tamanho
 

Comissão aprova realização de audiência pública sobre políticas públicas voltadas para os jovens

Sérgio Francês    
 

Como Secretário da Juventude da Câmara dos Deputados, o deputado federal Rafael Motta (PSB-RN) defende a realização de debates acerca das questões relacionadas aos interesses da população jovem do Brasil, à garantia dos seus direitos e à observância dos seus deveres de cidadania. Nesta quarta-feira (9), a Comissão de Educação aprovou requerimento do socialista pela realização de audiência pública para debater sobre políticas públicas voltadas para a Juventude no Brasil.

Segundo Motta, é preciso discutir os problemas enfrentados pela juventude, tais como o morticínio juvenil, a educação de baixa qualidade, a más condições de vida e o desrespeito aos direitos do cidadão.

Para ele, a temática acerca dos Direitos da Juventude vem ganhando espaço e se consolidando em nosso País como uma questão de relevância pública de grande parte dos movimentos, entidades e formuladores de políticas, tendo conquistado avanços significativos. “Mas ainda há muito para se conquistar no que se refere à necessidade de políticas públicas que tenham os jovens como público-alvo”.

O Brasil possui cerca de 50 milhões de cidadãos enquadrados na faixa etária da juventude, entre 15 e 29 anos. “Esses jovens vão progressivamente formando hábitos e costumes e decisões que, em grande medida irão determinar seu futuro. É nesse processo de exposição e escolhas que se consolidam valores, atitudes e preferências”, ressalta o parlamentar.

O deputado acredita que esta audiência trará sugestões de aperfeiçoamento à legislação voltada para a juventude brasileira. Entre os órgãos convidados para o debate estão a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ); o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve); a União Nacional dos Estudantes (UNE); a Juventude Socialista Brasileira (JSB); a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje); o- Movimento Mapa Educação; a União da Juventude Brasileira (UJB); a Associação de Jovens Engajamundo; a Pastoral Juvenil da CNBB; e a União dos Escoteiros do Brasil.

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.