09/08/2017
Tamanho
 

Agricultura de precisão é tema de debate sugerido por deputados socialistas

Google Imagens   
Líder do PSB, Tereza Cristina é uma das autoras de requerimento
 

“Agricultura de Precisão – uma forma racional de produzir alimentos, com sustentabilidade e competitividade.” Este é o tema da audiência pública que será realizada, nesta quinta-feira (10), pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural a pedido da líder do PSB na Câmara, Tereza Cristina. O requerimento foi subscrito pelos também socialistas Adilton Sachetti (MT), César Messias (AC), Heitor Schuch (RS), Luana Costa (MA) e Luciano Ducci (PR).
 
A agricultura de precisão representa nova forma de gestão ou gerenciamento da produção agrícola. As ferramentas e tecnologias aplicadas permitem o uso racional dos insumos e garantem a redução dos impactos negativos ao ambiente decorrentes das atividades agropecuárias.
 
No requerimento, aprovado em abril, os autores tratam da necessidade da adoção de medidas de incentivo a essas novas tecnologias para que possam estar à disposição dos agricultores o quanto antes. “O uso das tecnologias e ferramentas adequadas da agricultura de precisão contribui para a diminuição de perdas. O controle das variáveis que influenciam o cultivo depende do maior detalhamento das informações”, diz o texto que solicita a audiência.
 
Os deputados também defendem que a adaptação da agricultura às novas realidades de mudanças climáticas e das limitações ambientais é condição indispensável para que o desenvolvimento do setor. “Novas soluções técnicas de baixo custo, colheitas programáveis, índices de produtividade previsíveis e estoques administráveis e seguros serão decisivos tanto para o agronegócio como para manter os jovens no campo e garantir o sustento da agricultura familiar.”
 
Entre os convidados para o debate estão representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); das associações brasileiras de Agricultura de Precisão; de Prestadores de Serviços em Agricultura de Precisão (ABPSAP) e das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); e da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP).

Tatyana Vendramini
 
Mais notícias sobre Agricultura
18/10/2017 - Deputado Adilton Sachetti defende produção agrícola em terras indígenas
09/08/2017 - Agricultura de precisão é tema de debate sugerido por deputados socialistas
29/03/2017 - Tereza Cristina participa do lançamento da Frente Parlamentar da Suinocultura
09/03/2017 - Tereza Cristina debate atraso do Brasil na área de defensivos fitossanitários
23/11/2016 - Comissão de Agricultura aprova isenção de IPI para máquinas agrícolas
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.