10/08/2017
Tamanho
 

Aprovado na Comissão de Cultura, projeto de Creuza Pereira quer homenagem a Gregório Bezerra

Divulgação    
PL foi aprovado na Comissão de Educação, nesta quarta-feira (10)
 

“Gregório Lourenço Bezerra foi um dos primeiros a ser preso e torturado pelo regime militar após o golpe de 64, fato esse reconhecido pela Comissão Nacional da Verdade no Recife”, lembrou a deputada federal Creuza Pereira (PSB/PE), autora do Projeto de Lei nº 6.184/16 que solicita a inscrição do nome de Bezerra no Livro dos Heróis da Pátria.

Aprovado na Comissão de Cultura, nesta quarta-feira (10), o PL da socialista justifica a trajetória de Gregório, que mais do que fazer parte da história, e independentemente de filiação política, representa uma lição na busca por um País justo e menos desigual, o que fundamenta a inscrição de seu nome.

Como a maioria dos migrantes pobres e sem-teto, Gregório permaneceu analfabeto até 25 anos de idade. Começou a se interessar pela política como jornaleiro, com base na leitura que seus colegas de profissão faziam para ele dos jornais locais. Foi preso quatro vezes, passando 22 anos de sua vida atrás das grades por motivos exclusivamente políticos.

“Antes de morrer, Bezerra declarou: Gostaria de ser lembrado como o homem que foi amigo das crianças, dos pobres e excluídos; amado e respeitado pelo povo, pelas massas exploradas e sofridas; odiado e temido pelos capitalistas, sendo considerado o inimigo número um das ditaduras fascistas”, citou Creuza Pereira.

Considerado um dos maiores políticos e defensores da democracia no Brasil, o ano de 2013 marcou os 30 anos de sua morte. 

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.