27/09/2017
Tamanho
 

Rafael Motta debate soluções para setor salineiro em reunião com o presidente Temer

Marcos Corrêa/PR   
 

Representantes do setor salineiro participaram, na manhã desta quarta-feira (27), de audiência com o presidente da República, Michel Temer, para discutir os principais problemas enfrentados pela cadeia produtiva do sal no País.

Durante a reunião, o grupo - que contou com o deputado federal Rafael Motta (PSB-RN) e outros parlamentares potiguares, representantes do setor, além de prefeitos e do governador Robinson Faria (PSD) - apresentou documento com três questões primordiais: a edição de um decreto federal que torna a indústria salineira de interesse social, atestando assim sua segurança jurídica; o aumento da alíquota que protege o sal brasileiro da concorrência de países como o Chile; e também a reforma do Porto Ilha, de onde parte cerca de 70% de toda a produção de sal do RN.

"Foi uma reunião suprapartidária, com a presença de todos os deputados federais, senadores, prefeitos, que estão motivados pelo mesmo sentimento, que é possibilitar que a atividade salineira no RN possa sobreviver", explicou Rafael Motta.

Ciente das necessidades do setor de sua importância para o Estado, Michel Temer garantiu ser breve na avaliação das solicitações da comitiva potiguar. "Pela representatividade desta audiência, reconheço a importância do setor para o Estado. Prometo analisar com brevidade e detalhes a questão da elaboração do decreto, o reestudo da alíquota para o setor, além do reparo urgente do Porto Ilha”, garantiu o presidente.

Para o presidente do Sindicato da Industria de Sal (SIESAL), Airton Torres, a necessidade de deixar o setor protegido e acobertado pelo Código Florestal Brasileiro é urgente. “Não temos um marco regulatório e nossa atividade não pode ser transferida para outro local. São três séculos de história, seis milhões de toneladas de sal produzidas por ano e um faturamento que beira 1 bilhão de reais”, declarou o empresário.

Também participaram da audiência o senador Garibaldi Alves (PMDB), os deputados federais Felipe Maia (DEM), Fabio Faria (PSD), Walter Alves (PMDB), Rogério Marinho (PSDB) e Beto Rosado (PP); os deputados estaduais Jacó Jácome (PMN), Larissa Rosado (PSB) e Souza Neto (PHS); os prefeitos Túlio Lemos (Macau), Rosalba Ciarlini (Mossoró) e Iraneide Xavier (Areia Branca); as vereadoras Sandra Rosado (Mossoró), Clorisa (Grossos); além dos representantes da indústria salineira Tasso Rosado(SOCEL), Francisco Ferreira Souto(SIESAL), Herbert Vieira (CIMSAL), Ceiça Praxedes(REFIMOSAL), Carlos Frederico (NORSAL), Eduardo Medeiros(SALINA SÃO CAMILO) Fernando Rosado (UNISAL), Renato Fernandes (Sindicato da Industria de Moagem e Refino de Sal do RN) e o presidente da FIERN Amaro Sales. 

Assessoria de Imprensa - Dep. Rafael Motta
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.