03/10/2017
Tamanho
 

Rodrigo Martins lamenta crescimento da insegurança e violência no Piauí e no Brasil

Sérgio Francês/Lid. PSB   
Rodrigo Martins lamenta o quadro do sistema prisional do Piauí
 

O deputado federal Rodrigo Martins (PSB-PI) fez uso da Tribuna, nesta terça-feira (3), para alertar sobre o crescimento da insegurança e violência em seu estado e em todo Brasil. Na opinião do socialista, os piauienses têm sentido na pele todos os dias o problema. “Isso não é só no Piauí, mas em todo o Brasil. No entanto, o índice de violência no nosso Estado tem crescido muito”, lamentou.

Esta semana uma notícia, amplamente veiculada pela mídia, denunciou o caso de uma criança de 11 anos encontrada em uma cela, numa penitenciária da Grande Teresina, Penitenciária Major César. “E pasmem, isso foi numa cela onde tinha um detendo cumprindo pena por estupro de vulnerável. Isso é inadmissível.”

O sistema prisional está falido, na opinião de Rodrigo Martins. “Todos nós já sabemos da superlotação e dos problemas que acontecem em todo o Brasil”, completou o parlamentar, que espera mais ação por parte do governador do Estado do Piauí, Wellington Dias.

Estatísticas – No final do mês de setembro, o portal de notícias G1.com publicou matéria sobre o quadro assustador da violência, registrado em apenas uma semana no Brasil. No total, foram 1.195 mortes violentas, o que dá uma média de uma a cada oito minutos. O projeto do portal revela um embate silencioso de crimes que, na maioria das vezes, ficam esquecidos. São casos de homicídios, latrocínios, feminicídios, mortes por intervenção policial e suicídios espalhados pelo País.

Do total de vítimas, 89% são homens. Os jovens, especialmente os de 18 a 25 anos, são a faixa etária mais vulnerável à violência (33% do total). Negros correspondem a 2/3 das vítimas em que a etnia é informada. A maior parte dos crimes ocorre à noite (35%), e o fim de semana concentra um grande percentual dos casos (36%). Vítimas de arma de fogo correspondem à 81%. Já em 15% dos casos, o autor do crime conhece a vítima. Nesse período, houve 89 suicídios.

 

Rhafael Padilha
 
Mais notícias sobre Segurança
03/10/2017 - Rodrigo Martins lamenta crescimento da insegurança e violência no Piauí e no Brasil
04/04/2017 - Comissão aprova PL de Severino Ninho para tipificar crime por uso de explosivos
30/03/2017 - Viação de Transportes aprova PL que desestimula uso de celular ao volante
18/11/2016 - Ministro promete revisar prazo de validade de porte de policiais da reserva
08/11/2016 - Rafael Motta pede que Plenário avalie criação de polícias penitenciárias
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.