04/10/2017
Tamanho
 

Deputados socialistas defendem continuidade do Programa Antártico Brasileiro

Chico Ferreira   
Maria Helena discursa em defesa do Programa Antártico Brasileiro
 

A deputada Maria Helena (PSB-RR) defendeu, nesta quarta-feira (4), a permanência do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) naquele continente. A manifestação ocorreu durante evento realizado pela Frente Parlamentar em defesa do PROANTAR para debater sobre os desafios da permanência do Brasil na Antártica.
 
Criado em 1982, o PROANTAR garante a presença da comunidade científica no local, e tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos fenômenos antárticos e suas influências sobre questões de relevância global e regional. No entanto, o Programa corre risco de ser paralisado por falta de recursos. 
 
Vice-presidente da Frente, a deputada Maria Helena falou sobre a necessidade de discutir sobre o tema, assunto pelo qual considera importante para o futuro do planeta. "A dimensão estratégica da Antártica, sob vários ângulos - científica, econômica, geopolítica -, não escapa a visão deste parlamento", disse.
 
Para a permanência do Brasil no continente Antártico, a socialista acredita ser necessário uma divulgação maior do assunto. Assim, mais parlamentares terão envolvimento com a causa para que a Marinha e o Ministério de Ciência e Tecnologia tenham condições, por meio dos pesquisadores envolvidos, de realizarem pesquisas no local.

Além de emendas parlamentares, outra forma de apoio é por meio de um edital que destina recursos ao Programa. No entanto, a última vez que parlamentares realizaram apoio nesse sentido foi em 2009. "Estamos na iminência de não termos mais recursos a partir de março, é por isso que chamamos os demais parlamentares para nos unirmos e conseguirmos recursos para a continuidade das pesquisas do Brasil no continente Antártico", explicou.

Segundo o almirante Eduardo Ferreira, o empenho de parlamentares integrantes da Frente permitiu a continuidade do Programa, que tem importância estratégica, científica, tecnológica e econômica. Ele lembrou que no ano passado 15 emendas individuais viabilizaram a continuidade do PROANTAR. "Nós precisamos do esforço dos senhores, que se reflita em novas emendas esse ano, para que possamos continuar esse trabalho tão importante", disse. 
 
Outro socialista que participou da manifestação, deputado JHC (PSB-AL), considera todo projeto científico desempenhado pelo Programa motivo de muito orgulho para o Brasil. Ele também acha necessário repercutir os estudos realizados no local para que cheguem ao nosso território. "Agora nós temos de forma organizada as instituições compreendendo o quanto são importantes essa expedição, a ciência brasileira e fincar bandeira no continente antártico", completou.

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Ciência e tecnologia
04/10/2017 - Deputados socialistas defendem continuidade do Programa Antártico Brasileiro
16/08/2017 - Debate sobre políticas públicas de educação no campo é aprovado em Comissão
26/04/2017 - Socialistas prestigiam lançamento de Frente de apoio ao Programa Espacial
11/04/2017 - Comissão aprova audiência pública sobre o Programa Espacial Brasileiro
01/06/2016 - Compensação por atraso de objetos postais é aprovado em Comissão
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.