04/10/2017
Tamanho
 

Agentes Comunitários e de Combate às Endemias são homenageados na Câmara

   
 

Em homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o plenário da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (4), sessão solene com a presença de parlamentares e de representantes da categoria.

As deputadas socialistas Luana Costa (MA) e Janete Capiberibe (AP) discursaram sobre a urgente necessidade de aprovação da PEC 22/2011 que dispõe sobre a responsabilidade financeira da União na política remuneratória e na valorização desses profissionais. Ambas declararam também apoio a categoria que há anos luta por melhores condições de trabalho.

“Esse é um dos segmentos mais corajoso, organizado e que enfrenta mais diversidades no Brasil”, observou a parlamentar Luana, que disse acompanhar de perto as retaliações e lutas enfrentadas. “A luta desses agentes dá uma lição de vida para o Brasil. Como seria mais fácil se tivéssemos um País profilático, que se preocupa em prevenir doenças.”

Janete Capiberibe pediu aceleração no processo de votação da PEC que entre outras coisas, institui o piso salarial dos agentes no valor de R$ 1.600. “Esta é uma batalha que vem de longa data. Uma peregrinação por dignidade, reconhecimento e justiça. Depois de aprovada pela Câmara e pelo Senado nenhum município poderá pagar aos agentes uma remuneração menor do que o piso de hoje de R$ 1.014”, disse.

A amapaense destacou ainda que só no seu Estado são cerca de 500 agentes que levam saúde pública para a população. “Sem esses trabalhadores a prevenção em saúde seria maior.”  

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.