04/10/2017
Tamanho
 

PL de Valadares Filho incentiva o financiamento de energia de fontes renováveis

Sérgio Francês/Lid. PSB   
Valadares diz que exploração de energia solar é pouco explorada
 

O deputado Valadares Filho (PSB-SE) apresentou, nesta quarta-feira (4), Projeto de Lei nº 8771/17 que prevê o financiamento de sistemas de energia de fontes renováveis pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O texto prevê taxas de juros que não ultrapassem 1% ao ano.

Valadares Filho destaca que a energia renovável representa, cada vez mais, uma alternativa às fontes tradicionais, e que seu uso deve ser estimulado. Os países onde mais crescem esse tipo de energia são China, seguida por Japão e Estados Unidos; e a Alemanha continua sendo o maior produtor do mundo de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% da sua demanda de eletricidade.

“No Brasil esse é um campo pouco explorado, embora tenhamos muito sol o ano todo. Por isso, propomos que os fundos constitucionais passem a financiar os investimentos dos agricultores familiares a um juro não superior a 1% ao ano”, explica Valadares.

A energia solar no Brasil corresponde a apenas 0,02% da matriz elétrica nacional. Entretanto, estima-se que, se todo o potencial de geração de energia solar nas residências e comércios brasileiros fosse aproveitado com sistemas fotovoltaicos, o País produziria 283,5 milhões de MWh por ano; um volume de energia suficiente para abastecer mais de duas vezes o atual consumo doméstico de eletricidade, que é de 124,8 milhões de MWh por ano. “Com este projeto, propomos que o início desse caminho já possa ocorrer nas propriedades rurais de agricultura familiar. “

O socialista destaca ainda a importância da agricultura familiar para a economia. “Esse segmento da agricultura possui importância econômica vinculada ao abastecimento do mercado interno e ao controle da inflação dos alimentos consumidos pelos brasileiros. ”

De acordo com estudos da área, a agricultura familiar constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes; responde por 35% do Produto Interno Bruto nacional; e absorve 40% da população economicamente ativa do País. As comissões que irão analisar o PL serão definidas em breve. 

Assessoria do deputado Valadares Filho
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.