11/10/2017
Tamanho
 

Janete Capiberibe e Tadeu Alencar assinam moção em apoio à Cuba

Divulgação    
 

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) é uma das precursoras da Moção de apoio e solidariedade a Cuba e contra o bloqueio dos EUA. O abaixo-assinado visa manifestar ao povo brasileiro e à comunidade internacional objeção ao bloqueio dos Estados Unidos da América contra Cuba.

A parlamentar lembrou que Cuba tem o melhor sistema de saúde do mundo e um sistema de educação exemplar. “Mas é preciso romper esse isolamento econômico para que o restante do mundo possa acessar o que eles fazem de melhor, apesar dessa dificuldade, e para que Cuba possa inserir-se na economia mundial e desenvolver-se ainda mais. Por isso, apoiamos esse País que respeita, acima de tudo, a vida dos seus habitantes."

Segundo o documento, em mais de meio século de vigência, o bloqueio causou prejuízos de mais de U$ 100 bilhões de dólares à ilha caribenha. Além de ferir a soberania de outros povos, uma vez que torna passíveis de punição judicial empresas estadunidenses e de outros países que tenham relações financeiras, econômicas e comercias com a República de Cuba.

Cerca de 25 membros do Congresso Nacional Brasileiro também assinaram a moção, entre eles o socialista Tadeu Alencar (PE). Organismos e personalidades internacionais se solidarizam com a luta do povo cubano, além do Papa João Paulo II e do Papa Francisco, a Comunidade Caribenha (Caricom) e o Movimento de Países Não-Alinhados, que agrupa 118 países.

“Querer condenar Cuba ao isolamento é um ato de agressão ao povo deste país e um desrespeito aos princípios básicos da diplomacia mundial. É preciso que se faça valer o Direito Internacional, que se encontrem medidas para que este tipo de embargo não prospere e seja rechaçado. É preciso, sobretudo, que se respeite a soberania do povo cubano”, disse o deputado Tadeu.

Em 2016, a Assembleia Geral da ONU aprovou, pela 25º vez consecutiva, com o voto favorável de 191 dos 193 países que a integram, Resolução condenando o bloqueio. Na ocasião, apenas EUA e Israel se abstiveram.

 

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.