17/10/2017
Tamanho
 

Socialistas debatem sobre a efetividade da Política Nacional de Desenvolvimento Regional

Sérgio Francês   
Deputado Valadares Filho preside trabalhos durante Seminário
 

Em atendimento a três requerimentos do deputado Valadares Filho (PSB-SE), a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) realizou, nesta terça-feira (17), seminário para debater sobre as dificuldades de implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O evento foi dividido em três painéis: políticas e programas de desenvolvimento regional, superintendências regionais de desenvolvimento, e fundos regionais. 
 
O seminário contou com a presença de representantes do Ministério da Integração Nacional, das superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); da Amazônia (Sudam); e do Centro-Oeste (Sudeco), e também de bancos regionais. Para Valadares, é muito importante a presença desses convidados, pois o tema em discussão é muito abrangente. “Eles são os responsáveis pela política pública de melhoria de vida das regiões brasileiras”, disse.
 
As regiões Norte e Nordeste são colocadas pelo parlamentar como as que mais sofrem no País com relação ao desenvolvimento regional, o que justifica a importância do debate. “É importante, também, para darmos a nossa contribuição, em novos investimentos, em cobrança do Governo Federal de que não haja corte no orçamento desses órgãos. Enfim, para que não impacte diretamente nessas regiões que tanto precisam do poder público”, completou.
 
Para o desenvolvimento da região, o presidente da CINDRA também defendeu mais investimento em algumas áreas: infraestrutura, educação, saúde e na distribuição de água. “Temos todo esse contexto para que possamos ter um desenvolvimento regional mais ‘aperfeiçoado’ e que a qualidade de vida que desejamos chegue efetivamente nas regiões mais pobres do País”, afirmou. 
   
Já a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) disse que é importante parlamentares e especialistas discutirem e se debruçarem sobre o tema, além de pensar o planejamento das regiões. Ela lembra que ainda na gestão do presidente Lula falava-se da elaboração de um projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. No entanto, isso não saiu do papel.
 
Segundo a socialista, com as informações obtidas no seminário é possível defender junto ao Governo Federal para que as atividades de desenvolvimento econômico no nosso País não paralisem. “A medida que os recursos e incentivos do Governo Federal são retirados dos fundos de desenvolvimento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste a população dessas regiões fica desempregada, o comércio paralisa e é criada uma situação caótica”, lamentou. 

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Integração Nacional
05/02/2018 - Governo Federal autoriza estudos para a integração das bacias do São Francisco e Tocantins
13/12/2017 - PL de Valadares Filho limita encargos financeiros em operações de Fundos de Financiamento
22/11/2017 - Comissão aprova Cartão Reforma que prioriza atendimento às vítimas de desastres naturais
31/10/2017 - Comissão debate sobre implantação de infraestrutura em terras indígenas
17/10/2017 - Socialistas debatem sobre a efetividade da Política Nacional de Desenvolvimento Regional
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.