20/10/2017
Tamanho
 

Deputado Felipe Carreras lamenta cortes no Programa Bolsa Atleta previsto para 2018

Sérgio Francês   
O socialista lamentou também a falta de investimento no turismo
 

Em discurso no Plenário, nesta quinta-feira (19), o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) lamentou o corte de 87% no Ministério dos Esportes, previsto para 2018, que afetará diretamente o Bolsa Atleta. O Programa, que patrocina individualmente atletas e para-atletas de alto rendimento em competições de sua modalidade, passa de R$ 130 milhões investidos para R$ 70 milhões.

“Não é possível que um ano após o Brasil receber as Olimpíadas, maior torneio esportivo, irá inviabilizar um projeto vitorioso como o Bolsa Atleta”, disse Carreras.

O socialista enviou uma Indicação ao Poder Executivo para que sejam concedidos reajustes periódicos ao Programa por meio da elaboração de um projeto de lei. “O benefício garante o sustento familiar, a compra de equipamentos, além da participação em competições nacionais e internacionais. O Bolsa Atleta promoveu uma conquista recorde de medalhas nos Jogos Rio-2016 e agora precisa de reajustes, uma vez que os valores estão congelados há mais de seis anos e ainda correm risco de serem cortados em 2018”, complementou o deputado.

Licenciado de seu mandato enquanto ocupava o cargo de secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Carreras, de volta à Câmara, deu o exemplo de seu Estado que, com olhar estratégico, investiu no Esporte e aumentou o número de beneficiados do Bolsa-atleta de 244 para 376. “Temos que eleger prioridades.”

O parlamentar também lamentou a falta de investimento no turismo brasileiro e a demora na aprovação do Projeto de Lei que reformula o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), em tramitação na Câmara. “O Brasil, com o potencial turístico que tem, cerca de oito quilômetros de litoral, com rica cultura, precisa investir na Embratur para promover o Brasil turisticamente no exterior”, argumentou Carreras.

Em Pernambuco, segundo o deputado, o Governo Paulo Câmara virou case de sucesso em sua conectividade aérea. “Pela primeira vez na história temos uma capital do Nordeste com voos diretos para todas as capitais da região. Saímos de 14 voos diretos no mercado doméstico para 25. Dessa forma geramos empregos e oportunidades por meio do turismo”, concluiu.

 

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.