31/10/2017
Tamanho
 

Edição 2017 do Prêmio Darcy Ribeiro contempla o químico Antônio Veronezi

Sérgio Francês    
O deputado Átila Lira com o homenageado Veronezi
 

A Câmara dos Deputados entregou, nesta terça-feira (31), o Prêmio Darcy Ribeiro – Edição 2017. Criada em 1998, a premiação contempla, anualmente, pessoas ou entidades com trabalhos e ações de destaque na defesa da educação no Brasil. Entre os ganhadores deste ano está o bacharel e pós-graduado em química Antônio Veronezi, indicado pelo deputado socialista Átila Lira (PI). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Casa.

“Eu tive o privilégio de ter trabalhado com Darcy no Plano Nacional de Educação. Como secretário de educação, participei dos grupos de trabalho que ele liderava, por isso, entendo esse Prêmio como uma grande homenagem, por levar o nome desse grande educador, um exemplo na educação. O Veronezi é uma pessoa que se dedica à questão educacional e se empenha nessa causa há anos, por isso é um merecedor do Prêmio Darcy Ribeiro”, ressaltou o parlamentar

Veronezi possui mais de 40 anos de experiência com formulações de tintas e vernizes em vários segmentos, atua desenvolvendo projetos na área da química industrial. Atualmente é titular da Carmel; conselheiro vitalício da Associação Brasileira de Entidades das Universidades Particulares (Anup); membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Entidades Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) e empreendedor do grupo General Shopping do Brasil.

“Muito mais importante de saber onde estamos é saber de onde viemos. Que caminhos trilhamos, o que deixamos e o que construímos. Receber esse Prêmio que leva o nome de Darcy Ribeiro é uma honra e uma responsabilidade. Agradeço imensamente essa indicação”, discursou Antônio Veronezi.

O prêmio consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, dentre os indicados por deputados ou senadores.

Os outros dois ganhadores foram o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e o médico e escritor José Humberto Henriques. 

Darcy Ribeiro - Educador, antropólogo, romancista e político, Darcy Ribeiro nasceu em 26 de outubro de 1922, em Montes Claros (MG). Sua produção na área da educação e da cultura deixou marcas no Brasil: criou universidades, centros culturais e uma nova proposta educativa com os Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps, além de deixar obras traduzidas para diversos idiomas. Darcy Ribeiro faleceu em Brasília, em 17 de fevereiro de 1997.

 

Mariana Fernandes com Agência Câmara
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.