07/11/2017
Tamanho
 

Luana Costa solicita Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em município do Maranhão

Chico Ferreira    
Luana observou que falta de um Samu leva a mortes desnecessárias
 

Na primeira semana de novembro, a deputada federal Luana Costa (PSB-MA) requereu ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, a instalação de unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no município de Santa Inês, no Maranhão.

Santa Inês é um dos maiores municípios do Maranhão, com mais de 80 mil habitantes, que são atendidos por apenas um hospital público. “Considerando o entorno, são quase 200 mil habitantes que dependem dessa estrutura para cuidado de sua saúde”, ressaltou a deputada.

Por ser ponto de passagem da BR-222, que liga Marabá 3 (PA) a Fortaleza (CE), e da BR-316, que liga Belém (PA) a Maceió (AL), trata-se de uma cidade com grande trânsito de pessoas e veículos.

A parlamentar lembrou que as principais causas de mortes de brasileiros frequentemente se manifestam de forma aguda, com quadros que podem levar ao óbito se não tratados de forma adequada e com a agilidade necessária. Segundo ela, o que se observa é a falta de serviços devidamente capacitados para atender às urgências e emergências, o que leva a mortes desnecessárias.

“São centenas de milhares de pessoas morando ou transitando pela região, sem acesso a um atendimento adequado de urgência caso seja necessário. O atendimento rápido pode ser a diferença entre a vida e a morte para muitos brasileiros e brasileiras”, justificou. 

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.