28/11/2017
Tamanho
 

Deputado Odorico Monteiro promove fórum internacional sobre sistemas de saúde

Sérgio Francês/Lid. PSB   
Odorico destaca a municipalização do Brasil em políticas públicas
 

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados (CSSF) promoveu nesta terça-feira (28), o fórum internacional: "Lançando o Olhar Sobre o Desempenho de Sistemas de Saúde Locais e Nacionais”. Autor do requerimento para realização do fórum, o deputado Odorico Monteiro (PSB-CE) levantou diálogo sobre os caminhos das políticas de saúde no Brasil à luz de experiências nacionais e internacionais.

“Com isso, fizemos um bom debate sobre estratégias e ferramentas de avaliação para contribuir com o aumento da qualidade do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), ampliar sua cobertura para quem mais precisa e organizar nossas experiências para colaborar, posterirormente, com a sistematização e a difusão no território brasileiro de ações exitosas”, salienta.

Ainda na fala do socialista, Odorico afirma que o Brasil é o único país do mundo que “municipalizou” a saúde. “De certa forma municipalizamos quase todas as políticas públicas. Temos 5.570 municípios e precisamos pensar no desempenho do sistema como um todo, seja federal, estadual ou municipal”. A CSSF aprecia atualmente dois projetos de lei que criam contratos organizativos de ação pública e um plano decenal de saúde, ou seja, que abrange um período de dez anos.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Ferreira dos Santos, participou do debate e afirma que o SUS é fruto da inteligência coletiva do brasileiro. “A democracia do nosso País, tão ameaçada ultimamente, contribuiu para esse sistema promovido pela iniciativa popular. Tenho convicção de que há processos que abstraem a participação do povo. Confio na atuação do deputado Odorico para trazer mais debates como esse nos 30 anos do SUS. ”

A representante da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Patrícia Ribeiro, reitera a importância de a sociedade participar e reagir sobre quais mudanças exigem nesse sistema. “Temos que investir mais em encontro como esse e nos diálogos com a sociedade civil organizada. Há avanços, mas também há problemas com a política pública vigente em várias regiões”, revela.

Ao finalizar sua participação, Odorico Monteiro considera, ainda, importante o debate sobre os países que ainda não atingiram a universalidade. “Uma vez que a governança da boa performance com equidade torna-se mais desafiador, principalmente em momentos de crise e de políticas austeras, considerando que esses países ainda se deparam com a tarefa de ampliação de cobertura”, encerra.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.