29/11/2017
Tamanho
 

Luana Costa pede pela aprovação da Política Nacional para o Manejo Sustentável e Plantio do Babaçu

Chico Ferreira    
A socialista acredita em maior preservação ambiental
 

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou, na quarta-feira (22), o Projeto de Lei nº 2.334/2015 que institui a Política Nacional para o Manejo Sustentável e Plantio da Palmeira do Babaçu (Orbignya martiana). De relatoria da deputada federal Luana Costa (PSB-MA), o PL proíbe a derrubada e o uso predatório das espécies de babaçu, açaí, juçara, entre outras existentes no território nacional, excetuando-se aquelas localizadas em áreas destinadas a obras e serviços de utilidade pública ou de interesse social.

Estima-se em cerca de 18 milhões de hectares a área ocupada por babaçuais nativos. O coco de babaçu é o principal produto extraído dessa palmeira, mas dela também se aproveitam as folhas, o caule e o palmito. Em sua exploração, prevalece método rudimentar de coleta, extração e beneficiamento.

Segundo Luana Costa, é relevante tomar medidas que restrinjam o corte dessas árvores e que apoiem o aproveitamento de produtos da biodiversidade por meio do extrativismo - atividade que proporciona emprego e renda a muitas pessoas. Pois, também, constituem para diversas comunidades importante acervo de cultura e conhecimentos tradicionais. “A extração de seus produtos em várias unidades da Federação constitui fonte de renda para muitas pessoas e é desejável que se promovam a sua proteção, manejo sustentável e cultivo racional.”

A socialista acredita que a implementação da Política Nacional para o Manejo Sustentável e Plantio de Espécies Nativas da Flora Brasileira representa proteção ambiental, maior produtividade e qualidade dos produtos extraídos. “Além de geração de empregos e renda, desenvolvimento regional, abrangendo os meios rural e urbano e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de seus familiares”, finalizou. 

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.