11/12/2017
Tamanho
 

Em programa partidário, PSB defende desenvolvimento nacional

   
 

O PSB exibe o seu programa partidário, nesta terça-feira (12), em cadeia nacional de rádio e televisão.

No vídeo de 10 minutos o partido defende um projeto nacional com prioridade de investimentos em educação, ciência e tecnologia, cultura e inovação, e destaca as ações desenvolvidas por gestões socialistas nessas áreas nos estados que administra (clique aqui para assistir).

Na peça, que vai ao ar às 20h no rádio e às 20h30min na TV, o PSB sustenta a necessidade de uma política de desenvolvimento da indústria nacional, para torná-la competitiva no contexto internacional.

No programa, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, destaca que uma proposta para o pleno desenvolvimento do país exige necessariamente educação de qualidade, ciência, tecnologia e inovação, e economia criativa.

“Sem esses pré-requisitos, o país não poderá ter um verdadeiro projeto de desenvolvimento, porque o desenvolvimento pleno requer a qualificação das pessoas para o trabalho de qualidade e bem remunerado, e também para o desenvolvimento da indústria nacional”, afirma.

A peça conta também com a participação dos governadores Paulo Câmara (Pernambuco), Ricardo Coutinho (Paraíba), Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal) e o vice-governador de São Paulo e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Márcio França.

A deputada federal e a secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, abordam a participação feminina na política. As socialistas defendem a criação de políticas públicas que valorizem as lutas das mulheres e a participação delas nos partidos políticos e no Congresso Nacional.

O PSB faz ainda críticas à proposta do governo do presidente de privatizar a Eletrobras e a Chesf. A gestão , aponta o partido, “entrega junto a segurança hídrica do Nordeste e suas chances de superar a desigualdade regional”.

Governos do PSB

O programa destaca as principais ações dos governos estaduais do PSB em educação, ciência e tecnologia e inovação.

Pernambuco aparece como o Estado com o melhor ensino do país e o menor índice de evasão escolar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com a implantação das escolas integrais. Hoje são 352 em todo o estado.

O vídeo também apresenta o programa Ganhe o Mundo, que oferece bolsas de estudos no exterior a estudantes da rede pública, e a Rede Pernambucana de Pesquisa, que interligará 20 municípios do estado a 400 entidades por uma rede de alta velocidade de internet até 2018.

A educação também é destaque do governo da Paraíba, que investe na ampliação do ensino em tempo integral, na abertura de escolas técnicas, na formação e valorização de professores, que passaram a receber o dobro do piso salarial, além do 14º e 15º salários.

O estado possui 33 escolas em tempo integral, e até o próximo ano serão 100 unidades para atender 35 mil estudantes. O vídeo ainda mostra o programa de intercâmbio de estudantes no exterior, o Gira Mundo, e ações de inclusão social de jovens por meio das artes.

A universalização da educação infantil, com novas escolas, creches e centros interescolares de idiomas em todas as regionais de ensino, e o equilíbrio das contas públicas são destaques do governo do Distrito Federal.

No vídeo, o PSB destaca que Brasília é a capital do país melhor mais bem posicionada no Índice de Governança. Apesar da crise, o governo do PSB equilibrou as contas e investiu mais de 90 milhões de reais em ciência e tecnologia. No próximo ano, serão 100 milhões de reais aplicados no setor.

Em São Paulo, a gestão socialista em C&T ajudou a implementar escolas técnicas de economia criativa, com cursos nas áreas de gastronomia, moda, mídias sociais, cinema. São 1.200 vagas por ano em cada unidade. Ao final do curso, cada estudante recebe uma empresa aberta em seu nome.

A Universidade Virtual de São Paulo (Univesp) é uma referência no ensino à distância. Com 50 mil novas vagas, está presente em mais de 150 cidades do Estado, com cursos de engenharia, matemática, pegadogia e gestão pública.

Assista à íntegra do programa partidário:

https://youtu.be/xvX3p1ayi6I

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.