19/12/2017
Tamanho
 

PL com relatoria de Átila Lira é contra ensino à distância em cursos da área de saúde

Sérgio Francês/Lid. PSB   
Átila Lira destaca importância de conhecimento amplo nesta área
 

A Comissão de Educação da Câmara aprovou, na última semana, o Projeto de Lei n° 5.414/16, com relatoria do deputado Átila Lira (PSB-PI). A matéria proíbe o incentivo do desenvolvimento e veiculação de programas de ensino à distância em curso da área de saúde. Para o socialista, a formação de profissionais neste setor exige aprofundamento de conhecimentos teóricos e técnicos. "As tecnologias em saúde são extremamente dinâmicas e exigem do estudante contato direto com sua evolução", avalia.

A emergência do problema apontado – a oferta de cursos da área de saúde por educação a distância (EAD) – é relativamente recente: até 10 anos atrás. O Censo de Educação Superior do INEP (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não registrava qualquer oferta de curso da área de Saúde e Bem-Estar Social pela modalidade EAD.

"O primeiro registro foi em 2007, com a oferta, por uma Universidade privada do Estado do Rio de Janeiro, de um curso de Enfermagem e um de Fisioterapia nesta modalidade. De lá pra cá, esta oferta só fez crescer", completa Átila Lira. Conforme o último Censo publicado pelo INEP, relativo a 2015, integram a área de Saúde e Bem-Estar Social os seguintes cursos de graduação: Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, Educação física, Naturologia, Saúde Pública, Serviço Social, Tecnologia de Radiologia, Tecnologia Oftálmica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Optometria, Quiroprática e Terapia Ocupacional.

Ainda em sua argumentação, o parlamentar destaca que merece registro também o fato da existência de procedimento investigatório no Ministério Público Federal, visando a coibir a oferta de cursos de Enfermagem, e de outros da área de saúde, por EAD. "Chega a ser absurdo imaginar que um bom profissional desta área possa ser formado sem qualquer contato direto e orientado com as pessoas, e sem um treinamento nos espaços institucionais - hospitalares, ambulatoriais e outros - em que virá de fato a trabalhar futuramente", resume.

Átila Lira conclui sua relatoria afirmando que é entusiasta dos avanços tecnológicos nas áreas da informação e comunicação e reconhecendo comprovados benefícios que efetivamente têm trazido aos processos de ensino-aprendizagem, em todos os campos do conhecimento. "Não devemos, portanto, fechar totalmente as portas de uma área do saber a tais inovações, que poderão trazer contribuições indispensáveis à boa e completa formação dos estudantes", conclui.

Rhafael Padilha
 
Mais notícias sobre Educação
21/11/2018 - Audiência Pública debate desafios da igualdade racial na educação no Brasil
20/11/2018 - Comissão de Educação e socialistas entregam o Prêmio Darcy Ribeiro 2018
10/10/2018 - Danilo Cabral e parlamentares analisam cartilha de Orçamento do Ministério da Educação
14/08/2018 - Socialistas debatem teto de gastos na educação com ministro do Planejamento
11/07/2018 - Danilo Cabral entrega a candidato carta que estabelece cumprimentos do PNE
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.