20/12/2017
Tamanho
 

Regulamentação de criação e fusão de municípios é objeto de PLC de Valadares Filho

Chico Ferreira   
Valadares apresenta Projeto que disciplina criação de municípios
 

O deputado federal Valadares Filho (PSB-SE) apresentou, nesta quarta-feira (20), Projeto de Lei Complementar para disciplinar a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Segundo dispositivo da Constituição Federal, esse tema deve ser regulamentado por lei estadual, mas a Constituição também menciona que deve haver uma lei complementar federal para determinar o período em que tais eventos podem ocorrer.
 
Para Valadares Filho, são muitas as questões envolvidas nesse assunto que não podem depender em cada situação de lei estadual, e a lei complementar federal deve lidar com todos os requisitos necessários aos procedimentos que dizem respeito à criação, incorporação, fusão e ao desmembramento de municípios.
 
Ele explica que o Projeto prevê as situações gerais, aplicáveis em todo o Brasil, até mesmo para criar conceitos que são apenas anunciados na Constituição Federal. "Ademais, há situações peculiares a cada região do País, que recomendam, por exemplo, a população mínima do município resultante do processo", destaca.
 
O socialista avalia que a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios precisa ser amplamente debatida pelo Congresso Nacional, tendo em vista as críticas que esses processos sofrem.
 
Em muitas situações, essas readequações municipais não têm sido feitas, em função de dúvidas e de embates microrregionais. Valadares reconhece a necessidade de barrar o que se chamou, no passado, de farra da criação de municípios, em que – sem condições orçamentárias e financeiras – foram criadas administrações autônomas.

Assessoria de imprensa do dep. Valadares Filho
 
Mais notícias sobre Política
20/12/2017 - Regulamentação de criação e fusão de municípios é objeto de PLC de Valadares Filho
22/11/2017 - Atuação de parlamentares socialistas é reconhecida pelo Prêmio Ranking dos Políticos
07/11/2017 - Gonzaga Patriota alega que Fantástico divulgou informação incorreta e espera retratação da Globo
06/09/2017 - PL de Heráclito proíbe uso do Fundo Partidário para dirigentes de partidos políticos
05/09/2017 - Bancada socialista tem 28 parlamentares concorrendo ao Prêmio Congresso em Foco
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.