05/02/2018
Tamanho
 

Governo Federal autoriza estudos para a integração das bacias do São Francisco e Tocantins

Google Imagens   
 

O Governo Federal autorizou, em anúncio feito na última sexta-feira (2), a elaboração de estudos para integração das bacias dos Rios Tocantins e São Francisco. A medida foi comemorada pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), autor do Projeto que defende a interligação dos rios.
  
A partir da autorização, uma equipe técnica do Ministério da Integração Nacional iniciará a elaboração do Termo de Referência, que dá início ao processo de seleção da empresa para elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e que vai definir estratégias, possibilidades técnicas e os locais adequados para a interligação das duas bacias.
 
Gonzaga disse que, com o projeto aprovado, recursos disponíveis e a Ordem de Serviço autorizada, não apenas levarão água do Tocantins para o São Francisco, como também será feito um trabalho de educação ambiental, revitalização e desassoreamento do rio. “Teremos a oportunidade da utilização dessas águas como um grande passo para garantir a segurança hídrica de milhões de brasileiros da região Nordeste", declarou.
 
O parlamentar agradeceu o apoio do Governo Federal para a concretização dessa fase do projeto. "Devemos lembrar das necessidades que passam o povo nordestino; só quem vive essas dificuldades na vida, pela falta de água, pode imaginar o impacto positivo que a interligação promoverá. O projeto aumentará ainda, a capacidade hídrica do São Francisco, que a partir da transposição deverá abastecer mais três estados, possibilitando também a navegabilidade do rio."
 
Patriota registrou o seu agradecimento a cada pessoa que apoiou essa sua antiga e incansável luta. "Trata-se de uma vitória de todos em defesa do Velho Chico, o rio da integração nacional e de quem dele depende para viver", concluiu.
 

Assessoria de imprensa do dep. Gonzaga Patriota
 
Mais notícias sobre Integração Nacional
05/02/2018 - Governo Federal autoriza estudos para a integração das bacias do São Francisco e Tocantins
13/12/2017 - PL de Valadares Filho limita encargos financeiros em operações de Fundos de Financiamento
22/11/2017 - Comissão aprova Cartão Reforma que prioriza atendimento às vítimas de desastres naturais
31/10/2017 - Comissão debate sobre implantação de infraestrutura em terras indígenas
17/10/2017 - Socialistas debatem sobre a efetividade da Política Nacional de Desenvolvimento Regional
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.