01/03/2018
Tamanho
 

PSB pede informações sobre gastos de publicidade com a reforma da Previdência

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Julio Delgado pede avaliação dos gastos do Governo com propaganda
 

O líder do PSB na Câmara, deputado Júlio Delgado (MG), protocolou na última semana, requerimento na Casa Civil para cobrar esclarecimentos ao Governo Federal sobre os gastos com propaganda institucional da reforma da Previdência. “A meu ver, faltou planejamento e o adiamento da reforma foi uma ‘saída honrosa’ para não assumir os gastos com publicidade”, explica o socialista.

No texto enviado à Casa Civil, Delgado apresenta perguntas detalhadas sobre todos os recursos usados e espera que o Governo Federal apresente uma resposta contundente em até 30 dias como manda a Constituição. “Vamos avaliar o bom senso (ou não) com o dinheiro público. Num momento em que os estados pedem socorro para manterem os serviços essenciais, o Governo gastava milhões numa verdadeira lavagem cerebral”, declara o líder.

Ainda na opinião do parlamentar mineiro, nem com tanta propaganda e anúncios, essa “deforma da Previdência” ganhou a simpatia dos brasileiros. “Precisamos saber quantas campanhas foram feitas no ano passado, o valor e os meios de comunicação utilizados para cada uma delas”, completa.

Em suas justificativas para protocalar a medida, o deputado Julio Delgado também cita no documento a ação ajuizada em 2017 no Supremo Tribunal Federal (STF) pela procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, que busca suspender a veiculação da propaganda do governo em favor da reforma da previdência. “Na ação, a procuradora argumentou que o governo não poderia ter usado dotação orçamentária suplementar”, conclui.

Ainda este mês, a Câmara votou decreto sobre intervenção federal na área de segurança do estado do Rio de Janeiro e, na opinião do presidente da Casa, Rodrigo Maia, a vigência desse processo impede o Congresso de aprovar emendas constitucionais, ou seja, restringe o calendário de votação da reforma da Previdência.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.