05/03/2018
Tamanho
 

Bancada socialista na Câmara participa das eleições do novo Diretório Nacional do PSB

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Momento das eleições do diretório nacional do PSB neste sábado
 

A bancada do PSB na Câmara participou, neste sábado (3), das eleições para composição do novo diretório nacional do partido. O processo, que aconteceu durante o 14º Congresso Nacional do PSB, em Brasília, reconduziu por aclamação o atual presidente Carlos Siqueira para o triênio 2018-2021. Com Siqueira foram eleitos os 161 novos membros do diretório nacional e 43 integrantes para a nova Comissão Executiva Nacional.

O líder socialista, deputado Júlio Delgado (PSB-MG) acredita que, dentro da heterogeneidade que existe no PSB, o congresso foi de extrema importância para o cenário que vai configurar o ano eleitoral. “Mesmo dentro de nossas divergências, conseguimos sair ainda mais unidos para seguir lutando contra desigualdades sociais e reerguer o legado de Eduardo Campos. O presidente Carlos Siqueira foi muito hábil em manter o diretório e nossa luta segue firme. ”

Na opinião do deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), o congresso primou pela organização e dedicação da direção do partido. “A participação de todos os setores mostrou que somos uma força política importante. Podemos ter a maior parte da população brasileira governada pelo PSB, o que é inédito em nossa história. Estamos diante da reafirmação dos valores históricos e combate à desigualdade e saio daqui muito feliz, porque esse é o partido que acredito”, explica.

Segundo o deputado Danilo Cabral (PSB-PE) a expectativa para o ano eleitoral, após a realização desse evento, é ainda mais positiva. “A recondução de Carlos Siqueira marca a afirmação da unidade do PSB, que marcha unido com todas as forças políticas que foram estabelecidas no último triênio. A partir de agora vamos crescer ainda mais, aumentar a participação em nível estadual, com pelo menos 10 candidatos competitivos a governos, e ampliação de nossa bancada na Câmara. Vamos cumprir um papel fundamental no que tange o debate social e ser o fio condutor do conjunto da esquerda”, diz Cabral, eleito vice-presidente Nacional de Relações Parlamentares.

O deputado gaúcho, José Stédile, acredita em novos rumos após 14º congresso. “Mesmo sem muitas definições quanto à coligações e possibilidades para presidente da república, temos a certeza que esse evento e a eleição do novo diretório vão nos guiar para seguir cumprindo com nossos compromissos. ”

A deputada Creuza Pereira (PSB-PE) afirma que há um sentimento de unidade e harmonia após o término do congresso. “Tivemos debates acalorados e temas profundos, que serviram para revigorar as forças socialistas do partido e exaltar o pensamento de nossos fundadores. Quero destacar a beleza do congresso das mulheres, que abordou soluções para aumentar nossa representação na política nacional. Esta é uma bandeira que o PSB precisa levantar todos os dias”, destaca a socialista.

Na avaliação do deputado Hugo Leal (PSB-RJ), o congresso foi uma verdadeira festa da democracia e exaltou a vasta diversidade de pensamentos. “Nosso grande diferencial é a construção de um futuro de forma independente. Não somos uma sigla satélite e temos cada vez mais referência no cenário nacional. Entendo que a saída que temos para toda essa crise também vem a partir da política e a composição do novo diretório nos deixa bem seguros para enriquecer o debate. E é esse mesmo cenário que vamos enfrentar nas eleições 2018.

O deputado Bebeto Galvão (PSB-BA) também prestigiou o evento e exalta a militância política do partido. "Avaliamos nossa trajetória de 70 anos e pudemos estabelecer diretrizes muito claras da crise política e econômica, além de medidas importantes para o processo eleitoral desse ano. Fico muito feliz com o desfecho e os resultados dessa união. "

O presidente do PSB agradeceu o apoio dos segmentos sociais do partido e reafirma que “o partido não é a direção, é o conjunto de seus filiados”.  “Precisamos de todos vocês para que a direção acerte, tenha êxito e contribuía nas suas relações com as tantas forças políticas partidárias que existem em nosso país”, finaliza.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.