07/03/2018
Tamanho
 

Comissão do Senado aprova projeto que inscreve Miguel Arraes no Livro dos Heróis da Pátria

Divulgação   
 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (6), o projeto (PLC 136/2017), de autoria do deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) subscrito por toda a bancada socialista da Câmara, que inclui o nome do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes (1916-2005), no Livro dos Heróis da Pátria.

Para o deputado socialista, Miguel Arraes de Alencar é um dos políticos e personalidades que mais deixam saudade. “Pelo exemplo de vida, pela sua luta por justiça social e pelo seu ideário nacionalista e popular, representa, sobretudo, o combate às desigualdades que injustamente punem os brasileiros. Sua vida inteira foi um tributo ao povo”, afirmou Tadeu Alencar.

A matéria recebeu voto favorável da relatora na casa revisora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que lembrou que Arraes tornou-se um mito entre a classe trabalhadora pernambucana, especialmente na área rural, por ter sido o primeiro governador a adotar políticas públicas de inclusão social desta população. Citou, entre outras diretrizes, a adoção de um salário mínimo aos trabalhadores de canaviais durante seu primeiro mandato como governador, entre 1962 e 1964.

“Esta medida desagradou demais os usineiros na época. Arraes ficou associado justamente à luta pela diminuição das desigualdades sociais de nosso país, e acabou sendo um dos primeiros cassados pelo golpe militar em 1964”, relembrou a senadora.

Devido à perseguição dos militares, Arraes fugiu para a Argélia. Só pôde retornar em 1979, como lembrou Lídice, após a aprovação da Lei de Anistia. Posteriormente engajou-se em lutas pela redemocratização, tendo sido novamente eleito governador de Pernambuco nos pleitos de 1986 e 1994.

“Foi um protagonista da nossa política, respeitado até o fim da vida”, afirmou Lídice em defesa da proposta.

No livro já pontificam personalidades como a 1ª presa política do País, Bárbara de Alencar, ancestral de Miguel Arraes, bem como heróis das revoluções que incendiaram o fervor republicano, como Frei Caneca e Domingos José Martins, na Revolução Pernambucana de 1817, além de heróis da Restauração Pernambucana em 1654, além do escritor, jornalista, diplomata e deputado abolicionista, Joaquim Nabuco e o contemporâneo de Arraes, de luta pela redemocratização e de exílio, Leonel de Moura Brizola.

A matéria será agora analisada pelo Plenário do Senado.

 

 

Com informações da Agência Senado
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.