14/03/2018
Tamanho
 

Danilo Cabral defende a soberania energética brasileira e repudia privatização da Eletrobras

Chico Ferreira   
 

“A entrega da condução da política energética a um privado significa que o Brasil está abrindo mão da sua soberania”, destacou o socialista pernambucano Danilo Cabral ao apontar o desmonte do Estado brasileiro promovido pela gestão do presidente Michel Temer. A crítica foi feita, nesta terça-feira (13), durante a reunião de instalação da comissão especial criada para discutir a privatização das Centrais Elétricas Brasileiras, a Eletrobras.

Cabral apontou que o processo para privatizar a empresa trará grande prejuízo ao Brasil, pois o valor proposto na negociação é muito inferior ao valor real da estatal. “Estamos fazendo a entrega de um patrimônio que foi construído com o suor do povo brasileiro ao longo de 60 anos, onde foram investidos R$ 370 bilhões, que este governo quer entregar a preço de banana por apenas R$ 12 bilhões”, denunciou.

O parlamentar explicou, ainda, que a Eletrobras é responsável por 1/3 da capacidade instalada de geração elétrica do País, 44% da capacidade de geração hidráulica e possui nove das dez maiores usinas hidrelétricas brasileiras, responsável pelo fornecimento de energia a 99,7% da população brasileira. Com a privatização, o primeiro efeito será o aumento na conta de luz, estimado por Cabral, em 17%.

Danilo Cabral, que também preside a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf [Companhia Hidrelétrica do São Francisco],  enfatizou que a venda da Eletrobras significa também a venda da Chesf, “uma empresa que tem 70 anos de história e que foi responsável pelo desenvolvimento regional do Nordeste. A venda da Chesf significa a venda do Rio São Francisco. As águas do São Francisco têm uso múltiplo. Vender o São Francisco significa não saber o que vai acontecer com 12 milhões de nordestinos que esperam pelas águas do São Francisco. Vender a Chesf significa vender a caixa d’água do Nordeste”.

Gustavo Sousa
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.