27/03/2018
Tamanho
 

Socialista Keiko Ota assume presidência do Grupo Parlamentar Brasil-Japão

Sérgio Francês    
Keiko com o ex-presidente do grupo e atual vice, Luiz Nishimori
 

Nesta terça-feira (27), a deputada federal Keiko Ota (PSB-SP) assumiu a presidência do Grupo Parlamentar Brasil-Japão. Esta é a 5ª presidência do grupo no ano em que se comemora os 110 anos da imigração japonesa. “É um grupo histórico, pois são quase 48 anos de existência, de um relacionamento que vem entre parlamentares japoneses e brasileiros. Este grupo resultou em parcerias e investimentos no Brasil com projetos no setor agrícola, siderúrgico, de construção naval, de alumínio, celulose, entre outros”, lembrou a socialista.

O ex-presidente do grupo, o deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), e atual vice-presidente, pediu atenção com relação à questão econômica na pauta do grupo. “O Japão tem muita coisa para oferecer: tecnologia, segurança, educação, inovação. E nós brasileiros temos matéria prima. São muitas oportunidades de negócio, de comércio, então temos que auxiliar isso”.

Também foram eleitos vice-presidentes os parlamentares Walter Ihoshi (PSD-SP) e Takayama (PSC-PR). “A trajetória da comunidade nipo-brasileira é quase uma saga. São verdadeiros heróis”, destacou Takayama ao pedir atenção aos descendentes de nisseis (segunda geração dos imigrantes japoneses). “Para nós é uma honra, um orgulho, porque além da deputada Keiko ser nissei, é mulher. Ficamos felizes de saber que pessoas como ela, com a sua inteligência, estará à frente desse trabalho.”

A comunidade nipo-brasileira conta, atualmente, com apenas cinco parlamentares descendentes de japoneses nascidos fora do Japão, os nikkei. Ihoshi afirmou que, mesmo sendo uma comunidade reduzida, todos estão dispostos a enfrentar os desafios. “Hoje, com essa posse, chegou o tempo de uma mulher assumir essa presidência. Seremos seus soldados e peço atenção quanto à aproximação econômica. O Japão já tem alguns tratados de livre comercio com o Chile, está negociando com outros países da América Latina e nós não temos”, ressaltou.

 

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.